quarta-feira, 28 fevereiro, 2024
PREFEITURA ALTA FLORESTA - DENGUE
InícioDesign da HomeDestaque com FotoAlerta às famílias: Quando você limpou sua caixa d’água?

Alerta às famílias: Quando você limpou sua caixa d’água?

Com o fim do período de estiagem e a retomada gradual das chuvas, a Águas Alta Floresta, empresa do Grupo Iguá Saneamento, alerta aos moradores do município quanto à importância de manter a limpeza das caixas d’água em dia. A orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é que a limpeza no reservatório seja feita a cada seis meses. 

Também é recomendável que a ação ocorra fora do período de estiagem, quando é necessário priorizar o uso do recurso natural para as necessidades essenciais e básicas de consumo. 

A falta de higienização da caixa d’água pode ocasionar o acúmulo de sedimentos e o surgimento de bactérias e protozoários que podem impactar na qualidade da água utilizada dentro do imóvel e, consequentemente, na saúde humana. Além disso, a falta de limpeza também pode entupir encanamentos. 

A Águas Alta Floresta, concessionária de saneamento no município, fornece água tratada às unidades consumidoras de acordo com as normas de qualidade estabelecidas pelo Ministério da Saúde, garantia de segurança ao consumo humano. No entanto, do cavalete para dentro das residências, é fundamental que os clientes façam a correta manutenção da reservação de água, para não comprometer a qualidade do recurso que será utilizado no imóvel, pelas famílias. 

“Orientamos os moradores que, à medida que as chuvas restabelecerem os níveis dos mananciais hídricos, que seja feito o planejamento doméstico para a limpeza das caixas d’água. É um procedimento simples, que pode ser feito pelo próprio morador ou por meio da contratação de prestador de serviço. O importante é estar com esse cuidado com a saúde da família em dia. O mesmo vale para os estabelecimentos comerciais. Onde há uma caixa d’água, precisa haver manutenção adequada”, afirma o gerente operacional da Águas Alta Floresta, Cristian Martarello. 

O que fazer – Primeiro, atenção à segurança: utilize uma escada firme e bem apoiada para acessar caixas d’água sobre o forro, laje ou em outros locais elevados. Feche o registro da entrada de água na casa ou amarre a boia. É preciso que a reservação esteja com um palmo de profundidade, facilitando o processo de limpeza e evitando desperdício. Passe um pano úmido nas paredes internas da caixa e limpe o fundo. Não é necessário usar produtos químicos nessa etapa. Retire a água com o auxílio de balde ou de uma mangueira e, na sequência, o excesso de sujeira acumulado no fundo do reservatório.  

Encha novamente, à altura de um palmo, e acrescente 2 litros de água sanitária (medida ideal para cada 5 mil litros de água). Espere duas horas e use essa solução desinfetante para molhar as paredes internas. Somente quando esse processo estiver concluído, abra a saída da caixa, todas as torneiras do imóvel e acione as descargas para desinfetar as tubulações da casa. E atenção: em caixa tampada não entra ratos, pombos e nem o mosquito da dengue! Não esqueça de higienizar a tampa. 

Sobre a Águas Alta Floresta – Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Alta Floresta assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município em 2002. A empresa atende cerca de 51 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte do Grupo Iguá, que está presente em 39 municípios brasileiros e alcança 7,1 milhões de pessoas, com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil. 

Sobre a Iguá Saneamento – Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo – com 18 operações que beneficiam mais de 7 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia aderiu aos Movimentos 2030, com foco na universalização do saneamento, na segurança hídrica, na redução das emissões de CO2, no aumento de mulheres na liderança e na transparência da gestão do negócio. Também assumiu o compromisso empresarial brasileiro para a biodiversidade, do CEBDS em parceria com o WBCSD, e aderiu ao call to action do Business for Nature. Recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Por sua gestão sustentável, em 2022 foi uma das condecoradas no programa de Reconhecimento da International Water Association – IWA Climate Smart Utility e, desde 2021 figura no ranking do GRESB Assessment (Global Real Estate Sustainability Benchmark). A Iguá também se destacou como líder na categoria de saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura no TOP Open Corps 2022, ranking nacional que avalia a relação com startups. Além disso, oito concessionárias do grupo receberam o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS) no mesmo ano. Em 2022, a companhia foi eleita, pela sexta vez consecutiva, uma excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em www.igua.com.br. 

ESCOLA PRESBITERIANA Interno

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo