A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou uma reunião, na sexta-feira (10/2), para debater o acesso aos portos do Arco Norte a partir da BR-163, com destaque para o Porto de Miritituba (PA), cuja construção está prevista no contrato de concessão da BR-163 à ViaBrasil. A rodovia é uma das principais rotas para o escoamento de grãos das regiões Centro-Oeste e Norte, ligando produtores aos terminais portuários do Arco Norte.
A Diretoria Colegiada da ANTT, representantes do Ministério de Portos e Aeroportos (MPA), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), da concessionária ViaBrasil BR-163, da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (APROSOJA), da Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica (AMPORT) e da Associação Brasileira das Indústrias de óleos Vegetais (ABIOVE) debateram formas de melhorar a trafegabilidade na rodovia e tornar mais eficiente a distribuição de cargas aos portos da região, melhor atendendo às necessidades dos produtores agrícolas.
“Firmar o traçado dos trechos que ligarão a rodovia aos portos da região será uma prioridade para ANTT, bem como para os demais envolvidos, frente às obrigações do Programa de Exploração Rodoviária”, afirmou o diretor-geral da Agência, Rafael Vitale. O diretor-geral apontou ainda que novas reuniões devem ser agendadas para que o assunto evolua de maneira a conciliar as necessidades do ente regulador, concessionária e usuários.