A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) se prepara para a realização do Vestibular 2026/1, que ocorrerá no dia 30 de novembro, das 13h às 18h (horário de Cuiabá). O processo seletivo é uma das principais portas de entrada para o ensino superior público no Estado e oferta 2.350 vagas em 59 cursos de graduação, distribuídos em 11 municípios.
As provas serão aplicadas em etapa única, com quatro avaliações objetivas — abrangendo Ciências da Natureza, Matemática, Ciências Humanas e Linguagens — e uma prova de redação. Os exames ocorrerão nas cidades de Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Cuiabá, Diamantino, Juara, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.
Duas formas de ingresso
O Vestibular 2026/1 contará com duas modalidades de seleção:
-
Por prova, para quem deseja realizar o exame tradicional;
-
Por histórico escolar, com análise das notas do Ensino Médio.
A Unemat adota sistema de ações afirmativas: todos os cursos oferecidos destinam vagas para estudantes oriundos de escolas públicas, dentro das quais são ofertadas as vagas para candidatos negros, indígenas e com deficiência, ou seja, as pessoas que concorrem a estas vagas também devem ter estudado em escola pública. As cotas para candidatos negros incluem pretos e pardos
