quinta-feira, 10 outubro, 2024
InícioDesign da HomeDestaque com FotoUnemat entrega diplomas a mais de 800 novos profissionais

Unemat entrega diplomas a mais de 800 novos profissionais

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) concluiu nesta quarta-feira (28) a temporada de cerimônias de colação de grau referentes ao período letivo 2024/1. Ao todo, foram 877 novos profissionais recebendo seus diplomas em 19 cerimônias que ocorreram em 13 cidades, iniciadas no dia 30 de julho.

A Universidade entregou à sociedade mato-grossense novos profissionais de Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção Agroindustrial, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Geografia, História, Jornalismo, Letras, Matemática, Medicina, Pedagogia, Sistemas de Informação, Turismo e Zootecnia.

As cerimônias foram realizadas em Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Campos de Júlio, Comodoro, Diamantino, Juara, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Sinop e Tangará da Serra.

Agora formada em Direito, Lise Oliveira defende a importância da Unemat. “A Unemat é importantíssima, não só na minha vitória, ela faz parte das nossas vidas, de quem é daqui e de quem não é também”, afirma Lise.

Bacharel em Jornalismo, Giuliana Severo declara que é uma honra enorme estar formada pela Unemat. “Eu não poderia ter escolhido uma Universidade melhor para ter acompanhado o meu processo de graduação. Foi maravilhoso do começo ao fim. Sempre tive suporte da Universidade nos eventos, no estágio, em tudo. Recomendo a Unemat para todo mundo”, garante a agora jornalista.

Natural de Santo Antônio do Fontoura, Danielle Ferreira dos Santos graduou-se enfermeira no Câmpus Universitário de Tangará da Serra, a mais de mil quilômetros de sua cidade natal. “Estou me sentindo muito grata, a Deus em primeiro lugar, e muito realizada de chegar nesse nível que eu achei que por muito pouco não chegaria. Estou muito realizada”, afirma a bacharel em Enfermagem, que precisava de uma universidade que fosse pública, mesmo que distante da família. “Jamais teria conseguido sem a Unemat. Meu pai falou ‘ou você passa na pública ou não temos como te colocar na faculdade’. Então, eu tive que ingressar na Unemat e sou muito grata”, conta Danielle.

A reitora Vera Maquêa lembra que os estudantes que agora receberam o diploma estão prontos para assumir suas profissões nas mais variadas áreas do conhecimento, áreas estas estratégicas para o desenvolvimento do Estado e da sociedade. “A Unemat se sente muito honrada de poder contribuir com o desenvolvimento do Estado, oferecendo profissionais formados da mais alta competência, preparados para exercer em suas respectivas profissões e, desse modo, contribuir para que a vida no nosso Estado melhore cada vez mais, que o cidadão seja atendido da melhor maneira e que a Instituição possa continuar sendo um horizonte de possibilidades para todos os jovens”, concluiu a reitora.

“Estamos encerrando esse momento com muita alegria e muito carinho, porque acreditamos na Universidade pública e de qualidade e sabemos que esses profissionais vão fazer muita diferença no mercado de trabalho”, defende a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Juliana Mattiello.

“É sempre muito importante e gratificante entregar para a sociedade o nossos acadêmicos, que agora são profissionais altamente qualificados. Precisamos de uma Universidade pública, então as colações são uma festa, são gratificante demais”, disse a diretora administrativa do câmpus de Cáceres, Anderluci Zanetti.

O diretor político-pedagógico e financeiro do câmpus de Tangará da Serra, Ariel Lopes Torres, enfatiza que as colações são um momento de celebração. “É um motivo de satisfação, porque toda formatura sentimos que é um momento especial, é o finalizar de um projeto, quando a universidade propicia na vida desses estudantes uma profissão”, falou Ariel. “É um momento também de agradecimento à Universidade, a todo o seu corpo técnico e docente que ajudou e trabalhou com esse intuito e para que esse momento fosse realizado”, afirma o diretor.

Turmas especiais

Além das já tradicionais cerimônias dos cursos de oferta contínua dos câmpus da Unemat, esta temporada também foi marcada pela colação de grau das turmas especiais de oferta única de Direito dos núcleos pedagógicos de Campos de Júlio e Comodoro, ambas ofertadas pelos Câmpus Universitário de Pontes e Lacerda.

Realizada no dia 13 de agosto, a cerimônia de conferência de grau em Campos de Júlio foi marcada pela emoção das homenagens: ao aluno Rauly Wagner Silva, falecido no dia 7 de agosto; à professora Neuza Gouvêa Moleiro; e ao professor e ex-reitor da Unemat, Adriano Silva.

A cerimônia em Comodoro, realizada no dia 14 de agosto, também contou com homenagens ao ex-reitor e com muita emoção por parte dos 79 formandos e seus familiares, dos professores e profissionais técnicos.

Agora bacharel em Direito, Fernando Ferreira da Cruz iniciou os estudos em Pontes e Lacerda e concluiu na turma especial em Comodoro. “Devido à minha profissão de policial militar, eu vim transferido para cá, e a turma aqui fez toda a diferença. Foi uma porta que Deus abriu e eu consegui concluir o curso aqui”, explica Fernando. “Mais que uma sensação de dever cumprido, é uma sensação de responsabilidade também, porque agora eu levo o nome da Unemat e o dever de fazer valer não só o meu esforço, mas também o empenho dos professores e de toda a Unemat nesta formação”, argumenta o graduado.

“Comodoro é agraciada com essa turma de formados, porque recebe profissionais qualificados para trabalhar em vários segmentos da atividade. E nós poderemos ter esse pessoal trabalhando em vários segmentos não só da área judicial, pois a partir do próprio curso de Direito abre-se um leque muito grande para a atuação desse pessoal em diversas áreas”, defende o prefeito de Comodoro, Rogério Vilela. “Então estou muito feliz porque nosso município recebe uma leva considerável de gente que se graduou, se preparou e tem condições de enfrentar o mercado de trabalho, e é o que nós precisamos aqui em Comodoro, porque o município tem muito a desenvolver. Esse pessoal nem precisa sair daqui, buscar serviços fora daqui. Eles vão ter trabalho no lugar onde eles estão morando, aqui mesmo”, disse o prefeito.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Pular para o conteúdo