A Prova Nacional Docente (PND) será aplicada no próximo domingo, 26 de outubro, em todo o país. A iniciativa, coordenada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), marca um novo momento para a educação brasileira.
A avaliação é voltada a docentes formados e a estudantes de licenciaturas que estão concluindo a graduação. O exame tem como objetivo subsidiar estados e municípios que aderiram à iniciativa, oferecendo uma base de referência nacional para seleção de professores, com foco na qualidade do ensino.
Entre os participantes que farão a prova está o professor Pedro Henrique da Silva, que realizará o exame em Recife (PE). Licenciado em história e docente desde 2018, ele vê na PND uma oportunidade de crescimento profissional e de fortalecimento da carreira docente.
“Estou muito motivado para a primeira aplicação da PND. Acredito que foi uma ótima iniciativa do governo federal, visando à valorização do professor no Brasil. Importante, também, para os estudantes de licenciatura que estão concluindo a graduação e poderão participar”, afirmou.
Pedro Henrique conta que está se preparando para o exame e destaca o impacto positivo da iniciativa para os sistemas de ensino. “Estou motivado pelo fato de ser algo novo no país. Isso trará vários benefícios, pois o professor efetivo consegue elaborar projetos pedagógicos de médio e longo prazo, com foco no desenvolvimento dos estudantes”, disse.
Inscritos – Serão avaliadas 17 áreas da licenciatura. Pedagogia lidera as inscrições na PND com 560.576 inscrições confirmadas. Letras – português vem em segundo lugar com 73.187 confirmações, seguida de matemática (72.530) e educação física (65.911).
Locais de prova – O Cartão de Confirmação de Inscrição com o local da prova já está disponível no Sistema PND. O documento confirma o número de inscrição, data e horários do exame. Nele consta, ainda, se o participante contará com atendimento especializado ou tratamento por nome social. Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda levá-lo no dia do exame.
PND – A PND faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de reconhecimento e qualificação do magistério da educação básica e de incentivo à docência no país.
Diretrizes – A Portaria n.º 399/2025 dispõe sobre as regras e os procedimentos para realização da PND. A prova terá a mesma matriz da avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas, que, desde a sua edição em 2024, tem enfoque nos cursos de formação docente. A PND será aplicada anualmente, voltada aos licenciados.