quarta-feira, 28 fevereiro, 2024
PREFEITURA ALTA FLORESTA - DENGUE
InícioDesign da HomeDestaqueMais de 80% dos candidatos inscritos fazem as provas do Vestibular da...

Mais de 80% dos candidatos inscritos fazem as provas do Vestibular da Unemat

Do total de 6.633 candidatos inscritos no vestibular por prova da Universidade do Estado de Mato Grosso 5.419 compareceram neste domingo (03/12) e 1.214 faltaram, o que representa uma taxa de ausência de 18,30% apontando uma pequena queda, se comparada a taxa de ausentes do seletivo 2023/2 que foi de 21,48%. Outros  1.578 candidatos participam do processo de ingresso por histórico escolar. Ao todo 6.827 candidatos seguem concorrendo a uma das 2.390 vagas, oferecidas em 60 cursos de graduação da Unemat.

A Diretoria de Gestão de Produção de Provas e Exames (Covest/Unemat) constatou que o processo seletivo transcorreu como o esperado. E até a eliminação de candidatos, durante a prova, por descumprirem algum item previsto em edital, caiu. Dessa vez apenas 21 candidatos foram eliminados, sendo os principais motivos o toque de celular após o início da prova e o porte de aparelho eletrônico na ida ao banheiro.

Neste vestibular, a Unemat trouxe como tema da redação o projeto de lei Marco Temporal que versa principalmente sobre  a demarcação de terras indígenas. Embora o assunto seja destaque na imprensa, os candidatos foram surpreendidos pelo gênero textual pedido. Diferente da costumeira dissertação argumentativa, foi solicitado aos candidatos que produzissem uma carta aberta a um jornal, onde defendessem um ponto de vista sobre o tema. Além da redação, os candidatos fizeram provas objetivas de Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, e Linguagens, Códigos e suas tecnologias.

No ranking dos cursos mais procurados no vestibular 2024/1 permanecem os mesmos cursos do último vestibular, com variações apenas no número de candidatos por vaga. O curso de Medicina, em Cáceres, registrou a média de 129,60 candidatos por vaga, seguido pelo curso de Direito, também em Cáceres, com uma concorrência de 17,25 candidatos/vaga e Direito, em Pontes e Lacerda, com concorrência média de 11,25. A procura pelos cursos de Direito, tanto em Cáceres, quanto em Pontes e Lacerda, foi maior neste certame do que no anterior. 

Mais uma vez o perfil feminino foi maioria no vestibular da Unemat, dessa vez as mulheres representam 62,54% dos candidatos inscritos e os homens 37,46%. E pela primeira vez, a opção pela política de cotas da Universidade foi mais concorrida do que a da ampla concorrência. O percentual de candidatos que optaram pela política afirmativa de ingresso, em que há vagas destinadas para candidatos negros, indígenas, pessoas com deficiência e oriundas de escolas públicas foi de 53,67% e da ampla concorrência de 46,33%.

RESULTADO

Serão selecionados para a correção da prova de redação os candidatos não eliminados no processo seletivo, classificados segundo a ordem decrescente da pontuação na Primeira Fase, no limite de três vezes o número de vagas ofertadas por curso.

O resultado final será divulgado a partir do dia 31 de janeiro. O período letivo terá início em 26 de fevereiro. Todas as informações sobre o Vestibular e seus editais podem ser conferidas em http://vestibular.unemat.br/  

Viveiro interno

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo