A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) divulgou, nesta segunda-feira (14.7), a relação das 50 escolas da rede estadual selecionadas para participar da etapa estadual da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), que acontecerá no Hotel Porto Cercado, em Poconé-MT. Da DRE de Alta Floresta, a escola escolhida foi a Escola Estadual Professora Neide Enara Sima, de Nova Monte Verde.
A seleção ocorreu entre os dias 7 e 11 de julho, durante as conferências regionais. Foram avaliados projetos que retratam a realidade socioambiental das comunidades escolares de Mato Grosso, além de debates acerca de educação ambiental e justiça climática.
Com o tema “Vamos transformar o Brasil com educação e justiça climática”, a conferência busca mobilizar escolas como espaços de protagonismo juvenil frente aos desafios ambientais contemporâneos.
A próxima fase será realizada entre os dias 5 e 7 de agosto, reunindo os projetos e delegações escolares em Poconé para a etapa estadual. A fase final, de âmbito nacional, ocorrerá de 6 a 10 de outubro, em Brasília (DF), com a presença de estudantes de todo o país.
Na etapa estadual, cerca de 50 estudantes e 50 professores participarão de atividades formativas e apresentarão os projetos selecionados pelas conferências regionais. Desses, 18 estudantes e um projeto vencedor representarão Mato Grosso na conferência nacional. O processo visa promover ações educativas significativas, alinhadas à Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), com envolvimento direto das comunidades escolares.
A conferência também contempla escolas indígenas, quilombolas, de educação especial e bilíngues, garantindo diversidade e inclusão na construção de soluções ambientais voltadas à realidade local e global.
“A ideia é que os estudantes reflitam sobre os impactos ambientais em seus territórios e proponham ações transformadoras, capazes de gerar impacto concreto na comunidade”, explicou o secretário de Educação, Alan Porto.
Os projetos são desenvolvidos com base em atividades pedagógicas, rodas de conversa e construção coletiva de propostas. As escolas envolvidas elegem delegados e delegadas, responsáveis por defender as ações em etapas posteriores.
Além disso, a conferência oferece formação e intercâmbio de experiências, com o apoio de especialistas e educadores da área socioambiental.
Confira abaixo o resultado.
| Escolas selecionadas para a Etapa Estadual da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (VI CNIJMA) | ||
| DRE | ESCOLA | MUNICÍPIO |
| Alta Floresta | EE PROF NEIDE ENARA SIMA | Nova Monte Verde |
| Barra do Garças | EE CAMPO HERONIDES ARAÚJO | Barra do Garças |
| EE INDÍGENA LUIZ RUDZANE EDI OREBWE | Campinápolis | |
| Cáceres | EE 13 DE MAIO | Porto Esperidião |
| EE JOSÉ BEJO | Glória D’Oeste | |
| EE PROF DEMETRIO COSTA PEREIRA | Cáceres | |
| EE SÃO LUIZ | Cáceres | |
| Confresa | EE INDÍGENA TAPI ITAWA | Confresa |
| Diamantino | EE CAMPO CASTRO ALVES | Diamantino |
| EE SÃO JOSÉ DO RIO CLARO | São José do Rio Claro | |
| EE CAMPO PADRE JOHANNES BERTHOLD HENNING | Nova Mutum | |
| Juína | EE CAMPO ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA | Juína |
| EE CAMPO CECÍLIA DE CASTRO BARBOSA | Juara | |
| Metropolitana | CEAADA PROF ARLETE PEREIRA MIGUELETTI | Cuiabá |
| EE QUILOMBOLA MARIA DE ARRUDA MULLER | Santo Antônio do Leverger | |
| EE D CAMPO CEZINA ANTONIA BOTELHO | Acorizal | |
| EE QUILOMBOLA TEREZA CONCEIÇÃO DE ARRUDA | Nossa Senhora do Livramento | |
| EE MARIANA LUIZA MOREIRA | Cuiabá | |
| EE CEL ANTÔNIO PAES DE BARROS | Barão de Melgaço | |
| EE JOSÉ LEITE DE MORAES | Várzea Grande | |
| EE JOSÉ DE BARROS MACIEL | Nossa Senhora do Livramento | |
| EE CAMPO IRMÃOS DO CAMINHO | Várzea Grande | |
| EE ANTÔNIO EPAMINONDAS | Cuiabá | |
| EE MIGUEL BARACAT | Várzea Grande | |
| EE DJALMA FERREIRA DE SOUZA | Cuiabá | |
| EE HERMELINDA DE FIGUEIREDO | Cuiabá | |
| EMEBC NOSSA SENHORA DA PENHA DE FRANCA | Cuiabá | |
| EE CAMPO SANTA CLAUDINA | Santo Antônio do Leverger | |
| EE IRENE GOMES DE CAMPOS | Várzea Grande | |
| Matupá | EE CAMPO LEONISIO LEMOS MELO | Peixoto de Azevedo |
| Pontes e Lacerda | EE DEP JOÃO EVARISTO CURVO | Jauru |
| EE SÃO JOSÉ | Pontes e Lacerda | |
| EE OLAVO BILAC | Rondolândia | |
| EE CAMPO RAINHA DA PAZ | Vale de São Domingos | |
| EE DEP DORMEVIL FARIA | Pontes e Lacerda | |
| Primavera do Leste | EE SEBASTIÃO PATRÍCIO | Primavera do Leste |
| EE JOÃO PEDRO TORRES | Poxoréo | |
| EE CREMILDA DE OLIVEIRA VIANA | Primavera do Leste | |
| EE PROF ALDA GAWLINSKI SCOPEL | Primavera do Leste | |
| Rondonópolis | EE CAMPO JOSÉ RODRIGUES DOS SANTOS | Rondonópolis |
| EE MILITAR TIRADENTES MAJOR PM ERNESTINO VERISSIMO DA SILVA | Rondonópolis | |
| EE ADOLFO AUGUSTO DE MORAES | Rondonópolis | |
| EE CARLOS IRIGARAY FILHO | Alto Taquari | |
| EE CAMPO PEDRO FERREIRA | Guiratinga | |
| Sinop | EE CAMPO FLORESTAN FERNANDES | Cláudia |
| EE CAMPO CAFENORTE | Colíder | |
| EE CAMPO NOVA GALILEIA | Colíder | |
| Tangará da Serra | EE PROF JOÃO BATISTA | Tangará da Serra |
| EE INDÍGENA JULA PARE | Barra do Bugres | |
| EE CAMPO PATRIARCA DA INDEPENDÊNCIA | Tangará da Serra | |
