quinta-feira, 13 novembro, 2025
InícioEDUCAÇÃOAlta Floresta realiza evento para troca de experiências da Educação Regional

Alta Floresta realiza evento para troca de experiências da Educação Regional

Foi realizado em Alta Floresta nos dias 25 e 26 de setembro, o II Seminário Regional/Municipal de Boas Práticas – ALFABETIZA MT – e o II Encontro dos Dirigentes Municipais Regional Norte I. Os trabalhos foram realizados no salão social do Lions Club. Prefeitos e secretários de Educação dos municípios participantes prestigiaram o evento. Também houve o sorteio de alguns brindes.

O vice-presidente da Câmara Municipal, Claudinei de Souza Jesus, esse encontro do AlfabetizaMT é um exemplo e mostra que Alta Floresta está avançando na educação. “Além de ser muito importante, mostra que o alfabetiza Alta Floresta está ativo. A gestão está de parabéns. O evento também é uma oportunidade de motivar os profissionais da educação”.

O diretor da Diretoria Regional de Educação (DRE), regional de Alta Floresta, Clailton Perin, comemora essa ação conjunta dos municípios. “Conseguimos com parceria dos municípios trazer palestras renomados, e isso é de suma importância, quando falamos dos avanços da educação reginal”.

Para o coordenador Estadual do Alfabetiza MT, Isaltino Alves Barbosa, assim como o AlfabetizaMT, esse encontro dos municípios é um marco. “É um marco histórico da educação. Aqui estão presentes municípios que trabalham em prol de uma causa muito nobre, que é debate os avanços da educação”, pontua.

Dentro das suas realidades econômicas e sociais, todos os municípios alcançaram avanços significativos nos últimos anos. Alta Floresta, por exemplo, investiu na renovação da frota escolar, está construindo dois novos prédios para escolas municipais, além de retomar a construção há quase dez anos parada. Também destaca-se o novo PCCS da educação, além, é claro, do concurso público.

Ainda de acordo com Barbosa, os últimos avanços foi conseguir fazer um trabalho efetivo entre Estado e municípios, que tem no AlfabetizaMT é um exemplo. Cerca de 800 professores participaram das atividades.

O secretário de Educação do município de Nova Monte Verde, Vagno Rosa Ribeiro, pontua que a socialização de ações e iniciativas podem trazer novas visões para os participantes. “É um momento em que foram expostas as práticas dos municípios. Tivemos a oportunidade de aprender muito e também contribuir com os outros municípios”, destaca.

De acordo com os participantes é possível observar que os índices de pro eficiência avançou muito, alcançando cerca de 50% de melhoria. Eles destacam que esse ganho se deve as ações que os municípios vêm realizando, sempre respeitando suas particularidades.

A pedagoga de Nova Monte Verde, Vaucilene Bis Kashiwaqui, que recentemente recebeu o Prêmio AlfabetizaMT, que é o auge da valorização do Estado dentro da educação, destaca que, além do convívio com outros professores, também há essa troca iniciativas entre os municípios. “Enriquece nossa prática pedagógica. Vamos aprender uns com os outros. Vamos ter contato com várias práticas de outras cidades e essa troca de informações faz a diferença”, afirma.

Para a professora, que é coordenadora Regional do AlfabetizaMT, Andreia Cristina Pontarolo Lidoino, essa iniciativa é um norteador das ações dos municípios. “O programa trabalha com o regime de colaboração. Aqui você vê os resultados de todo um ano de trabalho. Também são feitos diagnósticos e, a partir deste diagnóstico, são realizadas intervenções com objetivo de aprimoramento”, pontua.

A palestrante Regina Shudo destacou que é preciso pensar na educação de uma forma macro, que envolva o aprendizado, mas também as questões emocionais. “Fizemos um trabalho sobre a gestão de sala de aula, cuidado com as emoções e saúde mental. Precisamos falar sobre aprendizagem. É preciso um avanço constante, onde os professores possam buscar sempre novos conhecimentos para driblar os desafios que surgem a cada dia”, explica.

Para a secretária de Educação de Alta Floresta, Lucinéia Martins de Matos Mazzoni, essas iniciativas que tiveram Alta Floresta como cidade anfitriã mostra o compromisso dos gestores com o desenvolvimento da educação. “Os sete municípios estão envolvidos para falar de educação, com a temática alfabetização. Tivemos muitas trocas de experiências e isso enriquece ainda mais nossas atividades”.

Para o representante da Coordenadoria de Avaliação da Atenção Básica e AlfabetizaMT, André Ruil, os municípios da região estão envolvidos e engajados com o avanço da educação. “Temos esse compromisso com a educação e Alta Floresta faz todo esse movimento com o AlfabetizaMT, trazendo palestrantes de referência e ver como os gestores da região estão trabalhando é muito grantificante”.

Como cidade anfitriã, Alta Floresta tem desenvolvido várias políticas públicas no âmbito da educação, como por exemplo, o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), um antigo sonho dos profissionais da educação, que se tornou realidade. Mas, para o prefeito Chico Gamba, o processo de melhorias é continuo. “Temos várias ações regionais, e uma delas é essa aqui. Essa troca de informações é importante para que possamos melhorar a educação. Como a própria frase símbolo do evento diz: alfabetizar é acender uma luz que jamais será apagada. E, quando você trabalha de forma diária para melhorar a educação, automaticamente, você está mantendo esta luz acesa”, finaliza.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Ir para o conteúdo