Pneunorte
Publicidade
Banner Prefeitura Paranaíta
Publicidade
W3NT
Publicidade
DestaqueECONOMIA

MT emplacou 7,7 mil veículos em setembro; produção preocupa setor

Vendas acumuladas desde janeiro alcançam 18% de crescimento em comparação com o ano passado e a Fenabrave-MT faz o alerta para produção desacelerada pela falta de componentes

Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) enviados à Regional Mato Grosso, apontam que os emplacamentos de veículos no estado totalizaram 7.777 unidades em setembro, número 7,9% menor que no mês anterior, quando se registrou 8.445 unidades comercializadas. O número de veículos novos refere-se à soma de todos os segmentos: automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, implementos rodoviários e outros.

De janeiro a setembro deste ano, foram registradas 72.748 vendas de novos. No período, o percentual é positivo, com aumento de 18,49% na comparação com 2020. No ano passado, de janeiro a setembro, foram comercializadas 61.397 unidades em Mato Grosso. Contudo, é preciso lembrar que a comparação é sobre uma base fraca, devido ser um ano de maior impacto da pandemia.

“O segmento de caminhões e ônibus cresceu 52%, embora o volume seja pequeno é relevante”, explica o diretor-presidente da Fenabrave Regional Mato Grosso, Paulo Boscolo.  No segmento de caminhões, as vendas alcançam 3.695 unidades e representam 5% de participação no mercado.

Com maior percentual de participação nas vendas totais (46%), o segmento de automóveis e comercial leves cresceu 20,53% e acumula 33.495 unidades emplacadas.

Para o segmento de motocicletas, o crescimento registrado é de 36,92% com 26.856 unidades. Já implementos rodoviários, que vendeu 5.526 unidades, subiu 21,42%.

Paulo Boscolo enfatiza a queda na curva de crescimento das vendas. “Temos uma redução considerável no volume de emplacamentos. Esta baixa na curva de crescimento deve-se, basicamente, à falta de componentes eletrônicos e peças, dada a escassez mundial de semicondutores, falta de borracha e chapa, por exemplo, causando consequente atraso na produção. Podemos dizer ser este o pior momento na questão de produção”, explica.

Sem desânimo, setor realizar evento online

Mesmo sem fazer grandes projeções, verifica-se que o problema está na oferta, mas existe a demanda. E já na expectativa da retomada da indústria mundial em 2022, é que a Fenabrave Mato Grosso realiza no início de novembro a quinta edição do Encontro Regional. O evento é destinado a executivos e gestores de concessionárias e também a apaixonados por carros ou, simplesmente, curiosos sobre as tendências para o mercado automotivo.

O evento será totalmente online e as inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link https://www.e-inscricao.com/FenabraveMT/2021 . Mais informações também pelo site www.fenabrave.com.br

Fonte
Simone Alves/Assessoria
Prestiberiana Interno

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Com muito ❤ por go7.site
English EN Portuguese PT Spanish ES