quinta-feira, 2 maio, 2024
InícioECONOMIAConsumidores da ‘Tarifa Social’ terão bandeira verde em dezembro, mas outros seguem...

Consumidores da ‘Tarifa Social’ terão bandeira verde em dezembro, mas outros seguem com conta alta até abril

Consumidores que recebem o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica terão ‘bandeira verde’ na conta de luz a partir do mês de dezembro. A determinação foi da Agência Nacional de Energia Elétrica. A bandeira verde não tem custo extra. O anúncio foi feito no dia 26 de novembro.

De acordo com a assessoria de imprensa da Energisa, a bandeira que estava em vigor para clientes cadastrados na Tarifa Social em novembro era a Amarela, que equivale ao pagamento de R$ 1,87 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Em virtude das datas de medição, alguns clientes deste grupo ainda vão receber neste mês a cobrança da bandeira amarela (referente a novembro), a depender da data de leitura da unidade consumidora.

Para os demais consumidores, a bandeira vigente no período segue sendo a de Escassez Hídrica, criada por meio da Medida Provisória nº 1.055/2021, do Governo Federal. A bandeira indica situação crítica para a geração de energia no Brasil, por causa da falta de chuva. A previsão é que ela seja válida até abril de 2022, podendo ser revista antes caso as condições dos reservatórios melhores no país.

A bandeira de ‘Escassez Hídrica’ tem custo de R$14,20 a cada 100 quilowatt-hora consumidos. Essa cobrança vale para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional. Este custo representa um aumento médio de 6,78% na conta de luz dos clientes residenciais do Brasil.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo