quarta-feira, 26 junho, 2024
InícioCULTURAProjeto circense visita Alta Floresta e outras cidades do interior de MT...

Projeto circense visita Alta Floresta e outras cidades do interior de MT com espetáculo que exalta o malabarismo

Desde o dia 23 de maio, o estado de Mato Grosso está recebendo o projeto Circo no Brasil, iniciativa que visa levar a magia circense para mais de 10,8 mil mato-grossenses de todas as idades. Com passagem pelas cidades de Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Sinop,  Matupá e Alta Floresta, o projeto conta com um espetáculo com apresentações gratuitas que misturam teatro, dança e diferentes técnicas de malabarismo, uma das mais tradicionais e presentes no universo circense.

Com idealização e realização da NTICS Projetos e patrocínio da Agro Baggio, o projeto é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e visa estimular o acesso a bens culturais sobretudo de crianças e adolescentes em cidades de pequeno porte e áreas rurais. “O circo, como uma forma de arte universal, transcende barreiras de idioma, cultura e idade, tornando-se acessível a todos. Ao incorporar a sustentabilidade como tema central em seus espetáculos, o circo se torna uma poderosa ferramenta para conscientização. Quando combinado com educação, não apenas entretém e encanta, mas também educa e inspira o público, transmitindo informações relevantes e incentivando ações positivas em prol do meio ambiente”, afirma Ana Carolina Xavier, diretora da NTICS Projetos.

No espetáculo A Magia da Lona, que se passa em uma plantação encantada, uma terrível tempestade assola a terra, levando consigo toda a esperança. Com a ajuda de criaturas mágicas, a corajosa Doralice, parte em busca de um sonho perdido, descobrindo que a verdadeira magia é a esperança que brota em cada um de nós, levando o público a refletir sobre como a esperança é a semente para criarmos um mundo melhor. O elenco conta com artistas renomados como Peterson Jardim, palhaço que já atuou na Alemanha e nos Emirados Árabes, a acrobata Anastácia, que é ucraniana e já trabalhou em diversos circos da Europa, e também as Irmãs Botero, que atuaram por 18 anos, no Cirque Du Soleil, mais prestigiada companhia de circo do mundo.

Realizando de duas a seis apresentações em cada local, no total serão 24 apresentações em 6 cidades. Outra atividade prevista é a realização de workshops de produção cultural para pessoas que desejam aprender a escrever projetos para leis de incentivo à cultura. A ideia é atender cerca de 1,2 mil pessoas, sendo 50% das vagas destinadas exclusivamente a professores e alunos da rede pública de ensino.

“Como parte sociedade civil, aqui na Agro Baggio, nós entendemos que atividades como estas fazem parte do nosso compromisso com o desenvolvimento social das comunidades nas quais estamos inseridos. Neste sentido, a ludicidade da arte circense, se torna uma ferramenta importante por aproximar o público – sobretudo infantil –  de temas tão necessários quanto a valorização da vida no campo, o cuidado com a natureza e o desenvolvimento sustentável”, completa  Alencar José Lanzana, gerente geral da Agro Baggio.

Promovendo a inclusão,  o projeto conta com algumas ações de acessibilidade para pessoas com deficiência. Por isso, as apresentações contarão com a presença de intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais), garantindo a inclusão de pessoas com deficiência auditiva. O espetáculo também conta com informações sobre o projeto disponíveis em Braille, possibilitando o acesso de pessoas com deficiência visual. Por fim, os locais selecionados para todas as atividades contam com itens de acessibilidade para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

Abaixo, confira o cronograma com a passagem do projeto por cada cidade.

Sinop

 17/06, segunda – Workshop de capacitação cultural às 18h30

Local: Biblioteca Pública Municipal de Sinop

14/06, sexta – Apresentação para alunos de escolas públicas, às 14h

17/06, segunda – Apresentação para alunos de escolas públicas, às 8h e às 14h

Local: Rua João Pedro Moreira de Carvalho, 3718 – Setor Industrial. 78550-000, MT

Matupá

 20/06, quinta – Workshop de capacitação cultural, às 18h30

Local: Rotary Club (Av. Hermínio Ometto, 558, ZC1)

20/06, quinta – Apresentação para alunos de escolas públicas, às 14h

21/06, sexta – Apresentação para alunos de escolas públicas,  às 8h e às 14h

Local: Av. Deputado Sebastião Alves Junior, 102 – Bairro ZR-001 – 78.525-000

Alta Floresta

 24/06, segunda – Workshop de capacitação cultural, às 18h30

Local: Teatro Municipal Agostino Bizinoto

 24/06, segunda – Apresentação para alunos de escolas públicas, às 14h

25/06, terça –  Apresentação para alunos de escolas públicas, às 8h às 14h

Local: Rod. MT 208 KM 149, S/N – Bairro Jardim Tropical – 78.580-000

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo