quarta-feira, 28 fevereiro, 2024
PREFEITURA ALTA FLORESTA - DENGUE
InícioCULTURAAtriz de MT ganha prêmio “Pretas Potências” por pesquisas sobre teatralidades decoloniais

Atriz de MT ganha prêmio “Pretas Potências” por pesquisas sobre teatralidades decoloniais

Por suas pesquisas nos campos da escrivivência, negritude e teatralidades decoloniais em afroperspectivas, a atriz e produtora cultural de Primavera do Leste, Edilene Rodriguez foi uma das premiadas pelo Pretas Potências, na categoria Artes da Cena. A primeira edição do evento foi realizada no Museu das Favelas, no Centro de São Paulo (SP).

Ela é uma das 150 pessoas reconhecidas por sua atuação na área artística, entre mais de 2 mil inscritos. Além da categoria Artes da Cena, na qual foi consagrada, o prêmio foi distribuído a outras personalidades brasileiras nas categorias Música, Cultura Geek, Artes Visuais, Literatura e Patrimônio Imaterial.

O Pretas Potências reconheceu profissionais das artes que impulsionam a economia criativa em todas as regiões do país. “Me honra demais estar entre essas pessoas tão importantes aos seus territórios, pois essa é uma premiação que celebra a cultura e a força das comunidades pretas”, destaca Edilene Rodriguez.

Em sua fala, ao anunciar a premiação, a diretora executiva do Preta Hub, Adriana Barbosa explicou o processo de curadoria e celebrou os premiados. Ela disse que os projetos selecionados representam a força criativa e inovadora da juventude negra. “Nesta edição foram investidos 1 milhão para reconhecer histórias, artistas, fazedores de cultura e profissionais do campo da Economia Criativa, foi uma escolha difícil e muito afetiva, então parabéns aos selecionados aqui presentes, vocês são potências”.  

A pesquisa

Edilene ficou surpresa com a projeção de seus estudos, que lhe proporcionaram representar Mato Grosso no prêmio. Sua pesquisa teve início em 2014, com a montagem cênica do espetáculo Ari Areia: um grãozinho apaixonado. E então, deu a tônica ao processo da graduação e mestrado em Teatro, defendido em 2021 na Udesc, em Santa Catarina, com o título Espaço do Brincar: experimentos teatrais com crianças em Primavera do Leste.

Atualmente no doutorado em Estudos de Culturas Contemporâneas pelo PPG-ECCO da UFMT, Edilene está reelaborando a pesquisa dentro dos processos citados, “escrivivências, negritude e teatralidades decoloniais em afroperspectivas no espaço do brincar”.

Essa nova ótica da pesquisa, que começou a pouco mais de um ano, já tem ganhado espaço no universo acadêmico e teatral. Edilene participou este ano de dois congressos importantes, em junho do Congresso Todas as Artes em Portugal (de modo online) e em setembro de maneira presencial, foi falar da pesquisa e do teatro que é desenvolvido em Primavera do Leste (MT), em Buenos Aires – Argentina no VI Fórum Internacional de Investigadores e críticos das artes da cena para a infância e juventude, organizado pela Atina – Assistej Internacional, que contou com pesquisadores da Espanha, México, Canadá, Brasil, Colômbia, Suécia, Alemanha e da Argentina.

O congresso foi realizado em inglês e espanhol e a atriz e professora de teatro apresentou a sua pesquisa nos dois idiomas, representando Primavera do Leste e a região Centro-Oeste do Brasil no fórum.

O teatro que é realizado em Primavera do Leste reverbera em cada criança, adolescente e adulto que passou ou passa pelas práticas teatrais artísticas pedagógicas desenvolvidas na Escola Municipal de Teatro – Sistema Faces de Ensino e nos três grupos da cidade, Grupo Teatro Faces, (da qual Edilene é atriz e co-fundadora) Faces Jovem e Primitivos (da qual muitos dos integrantes foi a primeira professora). O prêmio ela dedica ao animador cultural e um dos pioneiros do teatro em Primavera do Leste. “Eu não poderia deixar de agradecer e mencionar o meu diretor, amigo e grande professor Wanderson Lana por sempre nos incentivar a voar, esse prêmio é destinado a todos que fazem a diferença na vida de tantos alunos e alunas em Primavera do Leste”.

Beira Rio Capa

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo