A equipe da Vara do Trabalho de Peixoto de Azevedo visitou a estrutura administrativa e operacional da Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (Coogavepe). A visita foi realizada na sexta-feira (28) com o objetivo de conhecer a realidade dos trabalhadores nas atividades realizadas no setor, o que auxilia no julgamento dos processos trabalhistas.
A Coogavepe é uma das empresas que atua na extração de ouro e outros minerais na região. O juiz Victor Majela e o servidor Joezer Ponciano conheceram o departamento jurídico, ambiental e de segurança, além dos projetos de responsabilidade social e uma das frentes de lavra garimpeira.
Segundo o magistrado, conhecer o funcionamento das atividades enriquece a forma de olhar e julgar os processos, já que possibilita um melhor entendimento da realidade social. “Quando estamos na sala de audiência, lemos o processo e fica no imaginário como é a atividade. Ao estar in loco, a gente vê as máquinas, as funções de cada trabalhador e o funcionamento da estrutura em si”.
Peixoto de Azevedo é o maior produtor de ouro de Mato Grosso e também figura entre os principais do país. A Coogavepe possui cerca de sete mil cooperados. “Parabenizo o trabalho sério e responsável desenvolvido pela cooperativa e desejo que ela siga neste caminho para o desenvolvimento da região”, disse o magistrado.
VT Peixoto
Instalada em 2011, a Vara do Trabalho de Peixoto de Azevedo atende a jurisdição da cidade-sede e de outras 11 cidades da região. O número engloba os municípios que faziam parte da Vara de Colíder, desativada em 2023.