Pneunorte
Publicidade
Mercado União 385
Publicidade
Clinica Andre
Publicidade
CIDADESDestaque

Seminário vai reunir os municípios mineradores em Guarantã do Norte

Promover o diálogo entre cooperativas, empresas e diversos órgãos para impulsionar o desenvolvimento sustentável da mineração no Estado é o principal objetivo do Seminário de Mineração do Norte de Mato Grosso, que será realizado nos próximos dias 19 e 20 de julho, em Guarantã do Norte. O evento promovido pela Federação das Cooperativas de Mineração de Mato Grosso-FECOMIN e a Companhia Matogrossense de Mineração-METAMAT, terá o apoio da Prefeitura e também da Associação Matogrossense dos Municípios-AMM.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, destaca a importância do seminário para tratar dos assuntos inerentes a mineração, tendo em vista que muitos municípios tem como potencial de sua economia, a exploração legal do minério. ”A atividade mineral está em funcionamento em diferentes regiões e precisa sempre de mais conhecimento de todas as fases do processo. Quem trabalha com a atividade mineral, deve estar consciente do seu papel, seja empresa ou poder público”, avaliou, para trazer à luz as responsabilidades e os deveres na lida com os recursos minerais que estão no subsolo dos municípios.  

Atualmente o Norte de Mato Grosso ocupa uma posição de destaque na mineração brasileira. Além da notória produção de bens minerais, a região ostenta uma variedade grande de empreendimentos e um enorme potencial de crescimento.

O presidente da Comissão Organizadora do Seminário, Gilson Camboim, informa que o seminário vai reunir pesquisadores, autoridades públicas e especialistas no ramo da mineração. Esta é a 3ª edição do seminário que vai debater todas as questões inerentes á mineração da região. “A produção vem se firmando cada vez mais como foco de interesse de todo o setor no país”, assinalou Camboim.  

Humberto Paiva, que também integra a comissão, reforça que a meta é debater o cenário e discutir pautas e propostas envolvendo todas as escalas de produção e os novos padrões de sustentabilidade voltados à mineração. Representantes de cooperativas, empresas e autoridades já estão confirmando a presença no evento a ser realizado em Guarantã do Norte. “Este evento também foi pensado para atender aos gestores municipais. Teremos uma programação especial direcionada a eles apenas na terça-feira, dia 19”, informou Paiva.

Confira a programação:

Dia 19/07 (terça-feira)

08:00 às 08:30 – Abertura com boas-vindas aos participantes e composição da mesa de autoridades.

9:00 às 10:00 – Painel: Títulos minerários e o potencial dos leilões Agência Nacional de Mineração-ANM para elevar a arrecadação de CFEM.

Coffee break

10:15 às 12:00 – Painel: Apoio do Sistema Organização das Cooperativas do Brasil-OCB aos governos locais na mineração.  

11:30 às 12:00 – Assinatura de convênios entre as prefeituras e a AMN

Almoço

13:00 às 15:00 – Painel: Apresentação dos trabalhos de Geologia pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT e Metamat.

Coofe Breack

15:15 – Painel: Projeto Garimpo Sustentável

Intervalo

16:45 ás 17:15 – Painel: proposta para apoio do setor mineral com a construção de um Plano de Trabalho para os municípios de Mato Grosso.  

Dia 20/07 (quarta-feira)

08:00 às 08:30 – Abertura com boas-vindas aos participantes

08:30 às 10:00 – Painel: Apresentação do Sistema OCB/MT em apoio ao Setor

Coffee break

10:15 às 12:00 – Painel: Regulação mineral da pequena mineração

Intervalo para o almoço

13:30 às 15:00 – Painel: Desafios do Licenciamento ambiental da pequena mineração, ESG e ODS

Coffee break

15:15 às 17:00 – Painel: Modelo de Convivência entre cooperativas de garimpeiros e empresas

17:00 às 18:00 – Painel: Certificação no Cooperativismo Mineral.

Encerramento na quinta-feira com uma visita técnica dos participantes do evento.

Fonte
Agência de Notícias da AMM
Contal interno

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Com muito ❤ por go7.site
English EN Portuguese PT Spanish ES
Skip to content