O programa de pontes dossel, intitulado “Alta Floresta não atropela” foi destaque ontem, quinta-feira (02), a nível nacional, no Jornal Hoje, da Rede Globo de Televisão, clique aqui para assistir a reportagem.
As pontes de dossel integram as medidas de mitigações previstas no Programa Alta Floresta não Atropela, uma iniciativa de muitos parceiros do município, visando dar segurança de espécies de primatas que mais circulam na cidade, entre eles o zogue-zogue-de-alta-floresta, espécie recentemente descoberta e um dos macacos mais ameaçados do mundo.
A repórter Ianara Garcia, destacou a instalação de sete pontes em Alta Floresta, perto ou dentro da área urbana do município, nestes locais, os estudos identificaram a presença e circulação de seis espécies.
São três modelos diferentes de pontes, para assim, atender a necessidade de cada espécie.
O Programa Alta Floresta não Atropela surgiu, quando a bióloga Fernanda Abra, líder do Projeto Reconecta, esteve na cidade e com todos os parceiros do programa identificou 12 pontos críticos onde ocorrem atropelamentos de animais silvestres.
As pontes ainda contam com câmeras TRAP para monitoramento das espécies que utilizarão as estruturas.
A realização do evento é do Projeto Reconecta, Prefeitura Municipal de Alta Floresta, Fundação Ecológica Cristalino (FEC), Fazenda Anacã e Green Yellow. São parceiros do Programa Alta Floresta não Atropela: 7ª Companhia Independente Bombeiros Militar – 7ª CIBM – Alta Floresta, Diretoria Regional de Alta Floresta – SEMA/MT, Unidade Técnica do IBAMA de Alta Floresta, Aeroporto de Alta Floresta/COA, UFMT – Campus Sinop, Instituto Ecótono, UNEMAT/AFL e Conselho Municipal de Meio Ambiente – COMDEMA.