quarta-feira, 19 junho, 2024
InícioCIDADESPrevisão indica alerta de tempestades neste domingo para DF, MT e mais...

Previsão indica alerta de tempestades neste domingo para DF, MT e mais 8 estados

Com o avanço da frente fria, os temporais que causaram estragos na região Sul podem se espalhar neste domingo (19) pela área central do país devido ao aumento da umidade pelo continente.

O tempo continua abafado em 9 estados e o Distrito Federal, com alertas vermelhos de “grande perigo” do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Os estados sob aviso meteorológico de “perigo potencial” para tempestades:

Distrito Federal
Minas Gerais
Paraná
Rio de Janeiro
São Paulo
Espírito Santo
Mato Grosso
Goiás
Santa Catarina
Tocantins
Por causa dos temporais, de acordo com o órgão, as regiões podem ter chuvas de 100 milímetros por dia. Nas capitais de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e de São Paulo, a previsão indica que pode chover até 50 milímetros.

Há possibilidade de ventos intensos, que podem chegar até 100 km/h, e queda de granizo.

Confira os estados com alertas de “perigo potencial” para chuvas intensas:

Amazonas
Maranhão
Minas Gerais
Bahia
Pará
Roraima
Goiás
Piauí
Tocantins
Além disso, entre domingo e a próxima segunda-feira (20), a previsão indica a ocorrência de grandes volumes de chuva em São Paulo (Centro-Norte, capital e Região Metropolitana, faixa litorânea e Vale do Paraíba), Minas Gerais (Sul), Minas Gerais (Zona da Mata) e no Rio de Janeiro (veja abaixo como ficam as temperaturas).

Monitoramento Hidrológico
Mesmo sem condição de chuvas intensas para Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a previsão é que os níveis dos rios subam, segundo o Serviço Geológico do Brasil.

Há alertas vermelhos na plataforma do Sistema de Alerta de Eventos Críticos (Sace) para as bacias rios Caí, Taquari e Uruguai.

Fim dos recordes de temperatura
Em áreas de Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Rio de Janeiro e em todo o estado do Espírito Santo e no Distrito Federal, estão com aviso vermelho, de “grande perigo”, do Inmet.

Nessas localidades, as temperaturas ficam 5ºC acima da média, considerando por período maior do que cinco dias, segundo o Inmet.

De modo geral, um alerta vermelho, segundo o Inmet, é emitido quando é esperado um fenômeno meteorológico de “intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”.

A tendência é que nos próximos dias as temperaturas tenham queda em parte do Centro-Oeste e no Sudeste.

Em São Paulo, por exemplo, deve fazer 24°C na segunda-feira, 29°C na terça e 32°C na quarta. No Rio de Janeiro, a expectativa é de que a semana deve começar com 28°C.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo