A Polícia Civil de Mato Grosso concluiu neste sábado, 30 de agosto de 2025, em Alta Floresta, a 17ª edição do COMAR – Curso de Operador de Mandado de Alto Risco, considerado um dos treinamentos mais importantes para agentes no cumprimento de mandados judiciais de alta complexidade. Realizado entre os dias 25 e 30 de agosto, o curso foi oferecido pela Academia de Polícia Judiciária Civil (Acadepol), em colaboração com a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) — anteriormente designada como Gerência de Operações Especiais (GOE).
Participaram 20 policiais civis de diversas cidades do norte mato-grossense: Alta Floresta, Paranaita, Nova Canaã do Norte, Colíder, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde, Apiacás, Guarantã do Norte, Itaúba e Terra Nova do Norte.

Sobre a CORE (antiga GOE)
A CORE tem origem na GOE, unidade criada com foco em operações especiais de alto risco e elevado grau de treinamento. Embora esta história remeta à estrutura do Rio de Janeiro, sua influência e modelo inspiraram a criação de núcleos semelhantes em diversas regiões, incluindo Mato Grosso. A GOE foi mencionada como estrutura de elite especializada desde sua criação na antiga Guanabara, com atuação em desativação de artefatos explosivos, adestramento tático, operações helitransportadas e emprego de armamento especializado (policia.fandom.com). Posteriormente, passou por evoluções e renomeações — como SERESP, DOE, CINAP — até consolidar-se como CORE (policia.fandom.com).
Ainda que a CORE de Mato Grosso não possua documentação pública detalhando sua origem, o uso da sigla e das práticas de elite indica uma adoção do modelo nacional para fortalecer a atuação em operações de alto risco no interior do Estado.

Capacitação e impacto local
Durante o curso, os alunos foram treinados em gerenciamento de crises, planejamento operacional, atendimento pré-hospitalar, armamento e tiro, além de técnicas de abordagem policial. A presença da CORE representou um importante reforço em expertise e excelência — treinamentos típicos de unidades de elite foram adaptados para atender os desafios regionais.
Segundo a Delegacia Regional de Alta Floresta, essa iniciativa reforça o compromisso com a segurança pública no interior do Estado, principalmente em municípios que enfrentam desafios relativos ao tráfico de drogas, conflitos agrários e outras situações de alto impacto social. Além da técnica, o curso reforçou valores essenciais como disciplina, trabalho em equipe, controle emocional e tomada de decisão sob pressão.
“Somente através do estudo constante, da atualização técnica e do treinamento contínuo conseguimos manter a polícia preparada para os desafios diários. Esse curso é um investimento direto na proteção da sociedade”, destacou a Delegacia Regional.
Ao final do curso, os vinte policiais formandos foram parabenizados pelo empenho, foco e dedicação demonstrados. A Polícia Civil anunciou que novas edições serão promovidas para assegurar a continuidade da formação especializada no interior do Estado.
