Trinta pessoas, entre homens e mulheres, participam em Alta Floresta do curso de “Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés”.
Iniciado na segunda-feira, o curso de uma semana com encerramento na sexta-feira, é ministrado pela Marinha do Brasil e acontece às noites, com aulas teóricas na escola técnica de Alta Floresta e, durante o dia, são ministradas aulas práticas que acontecem na água, como foi o caso de uma aula que acompanhamos na terça-feira, 24, na piscina do Ginásio de Esportes.
Na quinta-feira, 26, essa aula prática aconteceu no rio, um teste com embarcação, na localidade conhecida como Porto de Areia. Segundo o Sargento Marcio da Marinha do Brasil o Curso de Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés é um curso profissional que capacita as pessoas para trabalharem em barcos hotéis, em pousadas, em transporte de turistas e outros.
“Na água fazemos, na natação, fazemos a avaliação prática, a avaliação física da pessoa que tem que estar bem fisicamente, porque pode ocorrer algum acidente e ela tem de estar pronta para nadar, saber flutuar, enfim, para poder sair de uma situação aonde ela vai poder estar ali com o colete, porque tem de estar com o colete, e estar com o preparo físico necessário”, frisou o sargento Marcio.