quarta-feira, 22 maio, 2024
InícioCIDADESMadeira doada para prefeitura de Nova Santa Helena deve ser usada na...

Madeira doada para prefeitura de Nova Santa Helena deve ser usada na manutenção de pontes

A prefeitura de Nova Santa Helena recebeu madeira apreendida em ação de fiscalização em área de reserva legal. O material, doado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), equivale a 80 caminhões de toras que devem ser usadas para a manutenção de pontes do município.

A Sema deflagrou a operação Proteger no município de Itaúba entre os dias 12 e 15 de março com o objetivo de combater o desmatamento e exploração ilegal. A fazenda Jauru, local onde as toras foram apreendidas, possui autorização de exploração florestal, porém a madeira retirada estava fora da área autorizada, caracterizando assim infração ambiental.

Foram aprendidas madeiras em toras de espécies diversas, totalizando 1.630 m³. Ariadne Lemos, engenheira civil da prefeitura de Santa Helena, destacou que a madeira recebida veio em ótimo momento. “Esta época do ano tem uma maior necessidade de manutenção das pontes. As toras serão utilizadas em reparos nas 122 pontes de responsabilidade do município”, afirmou.

A prefeitura também recebeu, como fiel depositária, três tratores retirados da área de extração ilegal. Todos os envolvidos na retirada ilegal de madeira foram autuados, o proprietário da área explorada, o executor da extração e o operador do Sisflora. O valor total da multa foi de R$ 6,65 milhões. O procedimento foi encaminhado ao MPE para a responsabilização criminal.

Foram explorados ilegalmente, dentro do bioma Amazônia, 1.112 hectares de floresta em área de reserva legal e 580 hectares fora de reserva legal. Também foram apreendidos no local um caminhão e três motosserras.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo