domingo, 14 julho, 2024
InícioCIDADESInmet alerta: país deve enfrentar chuvas e tempestades até o Natal

Inmet alerta: país deve enfrentar chuvas e tempestades até o Natal

Até o fim da semana, as chuvas não darão trégua na maioria das capitais brasileiras. O Instituto Metereologico Nacional emitiu alertas de chuvas intensas e tempestades para todos os estados até às 10h da sexta-feira. Já para a região Sul, o alerta vale até o sábado, no mesmo horário. A previsão do tempo indica a continuidade das chuvas nos dias seguintes.

O Inmet emitiu três tipos de alertas diferentes para esta sexta-feira. Veja abaixo:

Todos os estados serão afetados por alertas do Inmet; perigo potencial em amarelo e perigo em laranja — Foto: Reprodução/Inmet
Todos os estados serão afetados por alertas do Inmet; perigo potencial em amarelo e perigo em laranja — Foto: Reprodução/Inmet
  • De perigo para chuvas intensas (laranja)

Regiões afetadas devem enfrentar chuva entre 30 e 60 mm/h, ventos intensos (60-100 km/h) e risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

  • De perigo potencial para chuvas intensas (amarelo)

Este alerta válido para o Norte, Nordeste e parte de Minas e Espírito Santo prevê chuvas entre 20 e 30 mm/h, ventos intensos (40-60 km/h) e baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

  • De perigo potencial para tempestade (amarelo)

Toda a região Sul e a área na fronteira entre Rio, Minas e São Paulo devem ter chuva entre 20 e 30 mm/h, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Natal chuvoso

O Inmet prevê que os dias 24 e 25 de dezembro serão abafados e chuvosos na maior parte do Brasil, com exceção do Nordeste, que terá céus abertos e altas temperaturas. Um corredor de umidade vai descer da Amazônia e trazer precipitações ao Rio de Janeiro e São Paulo. No Sul, devem cair chuvas intensas, principalmente no dia 25.

O corredor de umidade se formará a partir de quarta-feira (20), causado pela Zona de Convergência Intertropical, que se encontra ao sul da linha do equador. O calor e a umidade descerão pelo Norte, Centro-Oeste e Sudeste, onde encontrará uma frente úmida que passará pelo litoral carioca, favorecendo chuvas em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro. A cidade de São Paulo também terá precipitações, mas em menor volume. As temperaturas no Sudeste devem ficar em torno de 30°C, com exceção do norte de Minas Gerais, que pode enfrentar calor de até 38°C.

Entre os dias 24 e 25, uma Zona de Baixa Pressão no litoral do Sul deve levar uma frente fria à região. O sudoeste do Paraná, Oeste de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul podem esperar baixas temperaturas, em torno dos 20°C, e tempestades, com queda de granizo e até 60 mm de chuva.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo