No dia 9 de agosto de 2025, a Associação dos Servidores Vinculados ao IPREAF (ASVI) realizou a cerimônia de posse da nova diretoria para o biênio 2025/2027. O encontro aconteceu na Casa dos Conselhos de Direito e marcou a oficialização da chapa Renovação, eleita para comandar a entidade nos próximos dois anos.
A presidência ficará a cargo de Gil Ferreira Santos, conhecido como Gil da Assistência Social, tendo como vice-presidente Otales Domingos dos Santos Filho. A diretoria ainda conta com José Roberto de Moraes Ribeiro (1º secretário), Valdecir Alves Pires (2º secretário), Geconiedson Davide Pereira da Fonseca (1º tesoureiro) e Dirceu Leal (2º tesoureiro). O Conselho Fiscal será composto por Nilvan dos Santos, José Adão de Souza e Adair Cardoso de Lima. Já o Conselho Deliberativo terá Thiago Incerti da Silva, Maristela Ferreira dos Santos Pittiner, Silvania Santos de Oliveira e Talyne Bortoletto Sproger.
Gil destacou os desafios enfrentados pelos servidores e apresentou as principais pautas que nortearão sua gestão. Segundo ele, 60% dos servidores da Prefeitura de Alta Floresta estão contratados de forma precária, sem concurso público — algo que não é realizado há 12 anos.
“Hoje o que vemos é um certo afastamento com os servidores. Vamos lutar pelos direitos de todos, mas também manter o diálogo com a administração, porque só com boa convivência conseguimos avanços. No entanto, o nosso foco será sempre o servidor”, afirmou Gil.
Entre as propostas anunciadas estão:
- Realização de concurso público para reduzir a alta taxa de contratações temporárias e evitar futuros problemas previdenciários;
- Regulamentação da insalubridade, já prevista em lei, mas ainda sem normatização;
- Investimento em treinamento e capacitação dos servidores, com apoio de instituições como Cecitec, IFMT e Sebrae;
- Criação de um plano de saúde coparticipativo, buscando parcerias com empresas como Unimed ou Bradesco;
- Implementação de um programa de gerenciamento de saúde do servidor, com foco especial em saúde mental;
- Reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), para reduzir desigualdades salariais;
- Combate a qualquer forma de assédio contra servidores.
A nova gestão promete atuar de forma mais próxima à categoria. “Estaremos junto com o servidor, representando suas demandas e buscando soluções. Em breve, teremos novidades importantes”, finalizou Gil.