quinta-feira, 2 maio, 2024
InícioCIDADESFeira do Produtor de Alta Floresta há 35 anos crescendo com o...

Feira do Produtor de Alta Floresta há 35 anos crescendo com o município

No último domingo, 04 de agosto, a Feira do Produtor de Alta Floresta, comemorou aniversário de 35 anos.  A hoje balzaquiana nasceu quando Alta Floresta ainda dava os primeiros passos. O senhor Leopoldo Linhares, funcionário da Prefeitura e também responsável pelo zoológico organizava os primeiros feirantes num espaço de chão batido onde depois seria a praça do avião, erguido o Centro Cultural, onde está o teatro Agostinho Bizinoto.

E junto com a feira surgia seus tantos personagens com suas histórias. Um a ser destacado é o senhor Raimundo Alves Davi, conhecido por alguns de “o Raimundão da Feira” que comercializa tudo aquilo que ele chama de a medicina natural, suas ervas, raízes, chás, remédios já prontos, sementes de sucupira, amburana (sementes de uso medicinal), mel de abelha, rapadura entre outros. “Eu que acendi as luzes aqui da Feira”, orgulha-se o feirante.

Raimundo já presidiu a Feira por três vezes, atualmente é o vice. O presidente atual, também em seu terceiro mandato é Juscelino Gomes que tem ali a sua pastelaria. “Hoje é muito movimentada. A cada dia tá melhorando muito mais apesar de ter ainda muita coisa pra ajustar. Hoje tem muito produtor querendo vir pra feira e não tem lugar, mas sempre acolhemos e botamos num cantinho” fala com satisfação e alegria o presidente Juscelino que trabalha na feira há 15 anos.

 

Fonte: Carlos Alberto de Lima – Assessoria – Foto; Divulgação

Pergunto ao presidente o que está faltando, o que precisa ser mudado e ele me diz estar muito contente com a feira, com o movimento que cresceu muito e com os feirantes, hoje 152 famílias de produtores vivem da feira. “É um número que pode ser maior, esse é o numero de bancas”, diz o presidente Juscelino lembrando que o espaço destinado à feira está aberto diariamente, os produtos vêm da zona rural os feirantes são produtores, plantam, colhem e trazem para comercializarem aos domingos, mas existe uma ideia que está sendo estudada pelo secretário de agricultura do município, Valdinei Trujillo, para que se faça uma feira extra às sextas-feiras e não só aos domingos.

Insisto no que está faltando e o presidente diz: “Eu sempre falo para o secretário Trujillo, hoje precisaria ter mais um barracão, nós temos terreno e aqui não cabe mais o povo, a produção é grande e cada dia tá aumentando e o secretário tem uns projetos pra vir verba, pra melhorar isso aqui, arrumar, pintar”.

Dias atrás um deputado (Nelson Barbudo) deu esperança aos feirantes anunciando um recurso de R$ 333.000,00 (trezentos e trinta e três mil reais) para pintar e reformar a feira. “Ele prometeu, vamos aguardar pra ver. Eu acredito nele, senti firmeza, mas a feira hoje é só alegria, muito movimento e eu só tenho a agradecer. Vivo disso aqui e quero ir até cem anos ou mais mexendo só com isso”, afirma satisfeito o vice-presidente Raimundo.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo