segunda-feira, 14 outubro, 2024
InícioCIDADESFEC de Alta Floresta inicia nesta sexta, 17/03, capacitação para monitores do...

FEC de Alta Floresta inicia nesta sexta, 17/03, capacitação para monitores do projeto “Um Dia na Floresta”

A Fundação Ecológica Cristalino – FEC, de Alta Floresta (MT) inicia nesta sexta-feira, mais uma capacitação para monitores do Projeto “Um Dia Na Floresta”. O curso é destinado para a formação de 20 monitores para auxiliar na execução das oficinas do projeto de educação ambiental que acontece desde 2008.

A capacitação permite a troca de experiências e formação aos monitores, por meio das atividades do projeto e sua filosofia. Os inscritos terão oportunidade de conhecerem de perto a Fundação Ecológica Cristalino, localizada na reserva Surucuá, uma área de floresta nativa amazônica, dentro do município de Alta Floresta.

“Um Dia a Floresta” é um projeto realizado pela FEC e executado por meio de oficinas e tem por objetivo envolver as crianças no cuidado com a biodiversidade. Há 15 anos, a fundação recebe uma vez por semana, em média 30 crianças na faixa etária de 07 à 10 anos. As oficinas têm um dia de duração e são realizadas nas trilhas da reserva Surucuá e na sede da FEC.

As crianças realizam caminhadas, observações da fauna e da flora, atividades artísticas e dinâmicas de grupo em plena floresta. Tais atividades, além de divertir, despertam a curiosidade, um novo olhar e uma nova conexão com a floresta, um ambiente ao mesmo tempo, tão próximo e tão distante.

“O Projeto Um Dia na Floresta proporciona experiências incríveis em plena floresta amazônica para as crianças da região, onde além de se conectar com a floresta elas também aprendem sobre a biodiversidade local.”, explica a coordenadora de Educação Ambiental da FEC, Mariana dos Santos da Silva, que há 10 anos desenvolve o projeto “Um Dia na Floresta”. Mariana é formada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas com pós graduação em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.

O projeto já realizou duzentas e dez (210) oficinas e atendeu de 2008 até 2022, trinta (30) escolas do município de Alta Floresta e região, entorno de cinco mil, quatrocentos e setenta (5.470) crianças destas instituições e noventa (90) professores. Além disso, teve a participação como monitores cento e oitenta e oito (188) voluntários, sendo em sua maioria acadêmicos da Universidade do Estado de Mato Grosso- UNEMAT.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Pular para o conteúdo