O flagrante da harpia é raro porque a espécie possui baixa densidade populacional, depende de grandes áreas de floresta preservada para sobreviver e apresenta reprodução lenta, com intervalo de dois a três anos entre filhotes. Além disso, é altamente sensível à fragmentação do habitat. Por essas características, cada registro é relevante do ponto de vista científico e ambiental.
A presença da ave na região reforça a importância da manutenção de áreas conservadas e evidencia a qualidade ambiental do entorno.
Para o diretor de Licenciamento Ambiental e Condicionantes da Operação da AXIA Energia, Jader Fernandes, o registro é um indicativo concreto do equilíbrio ecológico local. “A presença da harpia demonstra que estamos em uma área ambientalmente saudável. Esse registro reforça nosso compromisso com a conservação da biodiversidade e com a atuação responsável, conciliando geração de energia e proteção ambiental”, afirma.
A harpia é considerada um importante indicador de qualidade ambiental. Onde ela está presente, há equilíbrio ecológico e disponibilidade de habitat adequado para a fauna silvestre.
Sobre a AXIA Energia
A AXIA Energia é a maior empresa de energia renovável do Hemisfério Sul, responsável por 17% da capacidade de geração nacional e 37% do total de linhas de transmissão do Sistema Interligado Nacional (SIN). Com 100% da capacidade instalada proveniente de fontes renováveis, a companhia reforça seu compromisso com a transição energética e a sustentabilidade. A AXIA possui 81 usinas, sendo 47 hídricas, 33 eólicas e uma solar.
