A Águas Alta Floresta, empresa do grupo Iguá Saneamento, realizou, na última semana, uma palestra para os frequentadores do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no bairro Cidade Alta. O grupo, composto por aproximadamente 40 pessoas, recebeu orientações sobre consumo consciente de água, técnicas para identificar vazamentos internos, métodos de reutilização de água e informações detalhadas sobre os serviços oferecidos pela concessionária.
O curso foi coordenado pelo gerente operacional da companhia, Cristian Martarello. Com o apoio do encarregado de operações, Emerson Caetano de Souza, uma série de informações importantes foi transmitida aos participantes, muitos dos quais pertencem a famílias carentes do município. “Nosso principal objetivo foi demonstrar como medidas relativamente simples podem reduzir o consumo de água e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, explicou Cristian Martarello.
Um dos principais temas abordados foi o consumo consciente de água, que traz benefícios tanto para o sistema como para o meio ambiente. Além disso, foram identificados os principais causadores de desperdício, como a ausência de boias nas caixas d’água, torneiras pingando e descargas de banheiro desreguladas. Também foram compartilhadas dicas sobre como detectar vazamentos, utilizando, por exemplo, o monitoramento dos valores indicados pelo hidrômetro.
Outro aspecto que recebeu destaque foi o reaproveitamento da água como meio de reduzir o consumo, que pode ser alcançado através da reutilização da água da máquina de lavar, por exemplo. “Essas dicas são especialmente importantes durante a época de estiagem, quando os níveis dos rios estão baixos e isso pode afetar o abastecimento”, destacou o gerente.
Além disso, durante o encontro, foram discutidas questões relacionadas à qualidade da água distribuída pela concessionária. Foi explicado que a água fornecida passa por um rigoroso processo de controle e tratamento, que inclui análises laboratoriais frequentes e monitoramento constante para garantir sua potabilidade e segurança para o consumo. A concessionária destacou seu compromisso com a saúde pública e a importância de fornecer água de qualidade para toda a comunidade.
Foram destacados os canais oficiais de atendimento da Águas Alta Floresta, explicando como a comunidade pode utilizar esses recursos para obter informações, relatar problemas e solicitar serviços. Além disso, Cristian falou sobre as ações e serviços realizados pela concessionária, como a manutenção preventiva, reparos emergenciais e projetos de melhorias na rede de distribuição de água.