domingo, 23 março, 2025
InícioCIDADESCerca de três mil doses da vacina contra gripe já foram aplicadas...

Cerca de três mil doses da vacina contra gripe já foram aplicadas em idosos e profissionais da Saúde em Colíder

A vacinação atualmente é para o grupo prioritário, idosos e servidores da Saúde e a partir do dia 16 de abril as unidades de saúde darão início à vacinação para o segundo grupo, composto por profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas do transporte coletivo e portuários.

Sinais e Sintomas

Infecção aguda das vias aéreas que cursa com quadro febril* (temperatura ≥ 37,8°C), com a curva térmica usualmente declinando após dois ou três dias e normalizando em torno do sexto dia de evolução. A febre geralmente é mais acentuada em crianças. Os demais sinais e sintomas são habitualmente de aparecimento súbito, como:

Calafrios

Mal-estar

Cefaleia

Mialgia

Dor de garganta

Artralgia

Prostração

Rinorreia

Tosse seca

Podem ainda estar presentes:

Diarreia

Vômito

Fadiga

Rouquidão

Hiperemia conjuntival

*É importante notar que nem todas as pessoas com gripe observarão a febre.

Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem 3 tipos de vírus influenza: A, B e C. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias. Os vírus influenza A são ainda classificados em subtipos de acordo com as proteínas de superfície, hemaglutinina (HA ou H) e neuraminidase (NA ou N). Dentre os subtipos de vírus influenza A, atualmente os subtipos A(H1N1)pdm09 e A(H3N2) circulam de maneira sazonal e infectam humanos. Alguns vírus influenza A de origem animal também podem infectar humanos causando doença grave, como os vírus A(H5N1), A(H7N9), A(H10N8), A(H3N2v), A(H1N2v) e outros.

 

Algumas pessoas, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com alguma comorbidade possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à influenza. A vacinação é considerada a intervenção mais importante na redução do impacto da influenza.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Pular para o conteúdo