segunda-feira, 6 maio, 2024
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CDL Alta Floresta recebe curso de capacitação sobre Controle Interno nos procedimentos de Compras e Licitações Municipais

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Alta Floresta foi parceira na capacitação de servidores públicos de oito municípios da região e recebeu de 22 a 26 de julho o curso sobre Controle Interno nos procedimentos de Compras e Licitações Municipais.

O curso foi realizado no Auditório Ariosto da Riva e contou com a participação de dezenas de funcionários públicos de Prefeituras e Câmaras Municipais dos municípios de Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Colíder, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Nova Monte Verde e Paranaíta.

Durante a capacitação os funcionários públicos receberam orientações sobre auditoria de folha de pagamento e compensação previdenciária e sobre o e-Social na administração municipal. O curso foi ministrado pelos professores Jefferson Santos Lima e Milton Botelho da empresa Logus Assessoria e Consultoria Pública.

O objetivo de trazer o curso para a região norte do Estado foi para facilitar o acesso dos funcionários públicos às informações que contribuam para melhorar a execução dos procedimentos. Normalmente esse tipo de capacitação acontece sempre em Cuiabá, e por conta da distância e do custo nem sempre os municípios conseguem enviar funcionários.

De acordo com o consultor Jefferson Lima, os órgãos de fiscalização na área pública têm sido cada vez mais rigorosos no respeito ao que a lei traz como exigência e na forma com que os processos são executados. “Não adianta que o processo respeite apenas a lei, mas o procedimento também tem que ser correto”, ressaltou, ao explicar que o curso aborda todos os objetivos que têm sido objetos de uma fiscalização mais incisiva.

“Todo trabalho quando é executado respeitando os procedimentos de forma correta, tendo uma sequência lógica, tende a ser um processo mais célere, mais correto, a própria fiscalização fica mais fácil, e aí você tem um risco menor de o município sofrer qualquer tipo de penalidade”, explicou o consultor.

Segundo o consultor, a capacitação também deverá refletir diretamente na economicidade principalmente nas compras públicas. O curso sobre controle interno nas licitações ministrado pelo professor Milton Botelho, orientou principalmente sobre a execução correta dos procedimentos para obter uma compra adequada, dentro das necessidades, gerando economia e fazendo com que a receita seja melhor distribuída para ser aplicada em ações que beneficiem a população.

Para a presidente da CDL de Alta Floresta, Elsa Lopes, que também é secretária de Gestão, Finanças e Planejamento do município, a capacitação dos funcionários públicos melhora a prestação dos serviços e a gestão municipal ganha pela qualidade e eficiência na execução dos procedimentos. “Funcionário melhor preparado é servidor mais eficiente na prestação do serviço público e no atendimento à população”, ressalta.

 

Fonte: Assessoria – Foto: Divulgação

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