sábado, 5 outubro, 2024
InícioCIDADESCâmeras começam a serem implantadas em Escolas da Rede Estadual de Alta...

Câmeras começam a serem implantadas em Escolas da Rede Estadual de Alta Floresta este mês

Desde 2023 que a Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, vem realizando testes de monitoramento em escolas da Rede Estadual de Educação. Um trabalho que tem dado resultados altamente positivos, ao ponto de sair da fase de teste e expandir definitivamente para as escolas de todo o estado.

De forma escalonada esse reforço para a segurança das escolas tem crescido a cada dia e tem contemplado praticamente todos os municípios mato-grossenses.

Até agora já foram instaladas 5,5 mil câmeras com serviço de monitoramento 24 horas nas escolas estaduais. Os equipamentos são do Programa Vigia Mais MT, coordenado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp).

Segundo as informações de Clailton Perim, Diretor da Diretoria Regional de Educação de Alta Floresta (DRE), em Alta Floresta a previsão é de que a partir da segunda quinzena deste mês, as escolas urbanas recebam a implantação das câmeras de Segurança do Vigia mais MT.

Porém, estão inclusas também no programa “Escola Segura” criado pelo governo do estado. Clailton vê os dispositivos eletrônicos como mais uma oportunidade de segurança para as escolas.

“Temos casos de pessoas que pulam os muros das escolas. Essas câmeras vão identificar essas personagens e pessoas também com movimentações estranhas. Então, serão equipamentos específicos para segurança dos estabelecimentos de ensino, podendo até serem utilizadas para fins de caráter pedagógico, mas a finalidade específica dos equipamentos será de segurança”, afirmou o diretor da DRE.

Não só as escolas estaduais de Alta Floresta, mas as escolas dos demais municípios que estão integrados a DRE, como Nova Canãa do Norte, Paranaíta, Carlinda, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes e Apiacás, também serão contempladas com os dispositivos de segurança.

Clailton esclarece que no primeiro momento, somente as escolas urbanas serão contempladas com as câmeras, mas na sequência, será feito um mapeamento e as escolas rurais com maior fluxo de alunos também vão estar recebendo os equipamentos.

De acordo Com Paulo Vitor, Coordenador de Infraestrutura e Patrimônio da Diretoria Regional de Educação de Alta Floresta, as escolas são monitoradas nas áreas de uso comum.

“Corredores, pátios e muros. O monitoramento é feito tanto pela Segurança Pública quanto pelos profissionais de Educação da Unidade, pelo professor, diretor e pelo próprio secretário de Educação, em tempo real.

O Vigia Mais MT proporciona aos estudantes e servidores um ambiente onde as rotinas da escola acontecem com toda a segurança”, destacou o Coordenador.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Pular para o conteúdo