O efetivo da 7ª Companhia Independente Bombeiro Militar (7ª CIBM), em Alta Floresta, participou na manhã desta segunda-feira (24) de uma capacitação alusiva ao Agosto Lilás, campanha de conscientização, prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher.
A atividade foi realizada na sala de aula da companhia, e integra o Ciclo de Palestras do Agosto Lilás 2026 – “Homens que Salvam”, promovido pelo Comitê de Políticas Públicas para Mulheres do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT).
O objetivo da capacitação é preparar o efetivo para reconhecer situações de violência contra a mulher e oferecer um atendimento adequado, especialmente em ocorrências nas quais as equipes de bombeiros estão entre os primeiros representantes do poder público a ter contato com a vítima.
A instrução foi ministrada pela major BM Priscila Megier e pela capitã BM Bruna Lovatto. Durante a atividade, foram abordadas as diferentes formas de violência doméstica e familiar, aspectos da Lei Maria da Penha, a rede de proteção e a atuação integrada dos órgãos de segurança pública.
Um dos pontos destacados durante a capacitação foi o papel do Corpo de Bombeiros Militar no atendimento a mulheres em situação de violência. A atenção é considerada especialmente importante em ocorrências de atendimento pré-hospitalar, quando a equipe pode identificar sinais que não estejam relacionados diretamente à queixa inicial apresentada.
As orientações previstas no Procedimento Operacional Padrão (POP) nº 10 – Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência também foram reforçadas durante a instrução.
Entre os procedimentos destacados estão a avaliação da segurança da cena, o acolhimento da vítima, a escuta qualificada, a identificação de possíveis sinais de violência e a prevenção da revitimização, buscando garantir uma abordagem humanizada durante o atendimento.
A capacitação também chamou a atenção para a necessidade de observar as circunstâncias encontradas pelas equipes. Situações inicialmente registradas como quedas, queimaduras, mal súbito ou acidentes domésticos, por exemplo, podem apresentar sinais que indiquem a existência de violência contra a mulher.
Outro aspecto abordado foi o preenchimento adequado das ocorrências no SISBOM. Segundo as orientações apresentadas na capacitação, os registros devem ser objetivos, técnicos e impessoais, diferenciando as circunstâncias observadas pela guarnição das informações relatadas pela vítima.
O registro correto das informações pode contribuir para a adoção de medidas policiais, judiciais e administrativas destinadas à proteção da mulher.
A iniciativa faz parte das ações de qualificação permanente do efetivo do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso e reforça a atuação integrada da segurança pública na prevenção e no enfrentamento à violência contra a mulher.
