Em uma breve explanação, o médico Fidelis Manes Neto, cirurgião oncológico, explicou para os vereadores e para representantes de associações de bairros o que é o câncer, como a doença surge e se espalha, e as consequências, principalmente se for diagnosticada tardiamente.
Doutor Fidelis também apresentou a incidência do câncer. De acordo com ele, a cada ano, cerca de 20 milhões de pessoas descobrem o câncer no mundo. Ele destacou ainda que estudos apontam que, até 2040, a previsão é que 30 milhões de casos de câncer serão detectados por ano em todo o mundo, com a projeção de 10 milhões de óbitos. Estima-se que, neste período, o câncer será a principal causa de morte no mundo.
No Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), apresentados por doutor Fidelis, entre 2023 e 2025, o país deverá chegar a 704 mil novos casos por ano. O câncer de pele, de mama, de próstata, de intestino e de pulmão são os mais comuns.
Já no Estado de Mato Grosso, a incidência do câncer é de 8.860 casos para o período de 2023 a 2025, segundo o INCA. Somente no extremo norte do estado, a estimativa é de 815 novos casos neste período.
Doutor Fidelis reforçou a importância da prevenção nas três fases: começando com a mudança de hábitos que possam contribuir para o desenvolvimento da doença, fazendo exames regulares que ajudem na detecção do câncer em seu estágio inicial, aumentando as chances de cura.
O presidente da Câmara, vereador Francisco Ailton dos Santos, considerou importante a vinda do oncologista para Alta Floresta e afirmou que a Câmara Municipal está empenhada em buscar, junto ao governo, meios para que a população tenha acesso a esse atendimento no município.
“Como vereador tenho acompanhando a saúde do nosso município e a gente vê o sofrimento das famílias, dos pacientes inteirem que sair daqui para fazer seu tratamento em Cuiabá. Muitas vezes o parente não pode ir, tem que ir um vizinho. Isso gera muita tristeza para o paciente. Com a vinda do doutor para montar essa clínica, com a esposa, na nossa cidade, será muito bom para que esses pacientes possam fazerem seus tratamentos aqui no nosso município”, disse o presidente.
Ailton afirmou que a Câmara fará gestão junto ao Governo e aos deputados para que a clínica possa ser conveniada para atender os pacientes diretamente pelo Sistema Único de Saúde.
“O secretário de saúde participou da reunião, e nós já passamos para ele esta situação, com a cobrança. Também ficou definido que, assim que o doutor Fidelis inaugurar a sua clínica, vamos atrás dos nossos representantes em Cuiabá para o cadastramento da clínica no SUS, para que ele possa atender a nossa cidade e a nossa região de forma gratuita”, afirmou.
Participaram da reunião as vereadoras Leonice Klaus dos Santos e Elisa Gomes Machado, os vereadores Professor Nilson, Dida Pires, Tuti, Douglas Teixeira, Naldo da Pista, Chicão Motocross, Adelson Servidor e Claudinei de Jesus. Além, da secretária jurídica da Câmara Municipal, Kathiane Borges, o secretário de saúde Marcelo Alecio Costa e representantes de várias associações de bairros, como Jardim Renascer, Jardim Primavera, Boa Nova e Jardim Universitário, por exemplo.