quarta-feira, 17 abril, 2024
InícioCIDADESAlta Floresta irá montar laboratório para análise da qualidade da água

Alta Floresta irá montar laboratório para análise da qualidade da água

Devido Mato Grosso ser um Estado tropical semiúmido as altas temperaturas registradas no verão podem chegar a 40ºc. A recomendação e que se tome bastante água para manter a hidratação.

Mas existe um porém: para ser consumida sem apresentar riscos à saúde, a água deve passar por um sistema rigoroso de tratamento, garantindo, assim, que chegue com qualidade até a casa do consumidor.

“Pensando exatamente nesta questão, a Vigilância Sanitária de Alta Floresta resolveu dar andamento em um projeto denominado “Vigia Água”.

“Todo o processo administrativo está sendo agilizado. O objetivo é realizar em Alta Floresta, a análise da água tratada, que é oferecida aos consumidores pela empresa Águas Alta Floresta. Este trabalho que hoje é realizado pelo Laboratório Central de Mato Grosso (Lacen-MT)”, disse o diretor de saúde pública e coordenador de Vigilância Sanitária, Alex Leandro Scheig.

O diretor frisa que os equipamentos já foram adquiridos e o local para funcionamento do laboratório será onde funcionava o posto de saúde em anexo ao terminal rodoviário. O Vigia Água vai realizar diariamente o monitoramento da qualidade da água, que é distribuída em Alta Floresta.

Este monitoramento vai ser feito em pontos estratégicos da Rede de Distribuição. Tudo de acordo com a Norma de Qualidade da Água para Consumo Humano anexa à Portaria 518/2004 do Ministério da Saúde.

Edilaine Maria, responsável técnica do laboratório, esteve recentemente em Cuiabá fazendo uma capacitação no Lacen. Ela ressalta que o trabalho de análise da água não será restrito somente a Alta Floresta, mas ofertado também a outros municípios circunvizinhos que desejarem adquirir o serviço, evitando gastos maiores com o direcionamento do produto para Cuiabá.

“A água coletada para análise é do hidrômetro para trás. E não a água que já está no cano ou na caixa d’água do consumidor. A finalidade do trabalho é observar a qualidade da água que a empresa concessionária oferece para o consumo. Lembrando que todo o manuseio, o translado do produto e os exames de análises, vão ser feitos por profissionais capacitados”, Informa Edilaine Maria.

A responsável técnica pelo laboratório do Vigia Água, ainda lembrou que os trabalhos devem começar nos próximos meses e contará com o apoio da população, para as informações sobre pontos da rede de distribuição de água que apresentarem problemas. E finalizou dizendo que a maior importância do projeto Vigia Água e garantir mais saúde a população alta-florestense.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo