Sob gestão da Centro-Oeste Airports (COA), o Aeroporto de Alta Floresta, localizado ao Norte do estado de Mato Grosso, projeta um aumento significativo na movimentação de passageiros durante o feriado da Semana Santa. A expectativa é de que 521 viajantes passem pelo terminal, entre embarques e desembarques, nos seis voos regulares programados entre os dias 18 e 21 de abril.
A estimativa representa crescimento de 95% no fluxo de viajantes em relação ao mesmo feriado do ano passado, quando 267 clientes embarcaram e desembarcaram no empreendimento. Durante o período, a previsão é de 6 pousos e decolagens, número 50% maior em comparação com o feriado da Semana Santa de 2024.
De acordo com Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da COA, o crescimento previsto reforça a importância do aeroporto para a conectividade aérea regional. “O fluxo esperado para o feriado evidencia a importância do Aeroporto de Alta Floresta para o estado de Mato Grosso. Após a inauguração do novo terminal de passageiros, seguimos investindo em infraestrutura e na qualidade dos serviços para garantir uma experiência segura, eficiente e confortável, que contribua cada vez mais para o incremento da oferta de viagens”, afirma.
Nova rota direta para Campinas amplia conexões
Além do crescimento previsto para o feriado, a conectividade do Aeroporto Piloto Osvaldo Marques Dias foi recentemente ampliada com a inclusão de uma nova rota direta para Campinas (SP). Desde o dia 11 de março, a Azul Linhas Aéreas opera voos regulares para o Aeroporto Internacional de Viracopos três vezes por semana: às terças, quintas e domingos.
A nova operação oferece aos passageiros da região acesso facilitado a um dos principais hubs aéreos do país, permitindo conexões com diversos destinos nacionais e internacionais. “A inclusão da rota regular para o Aeroporto Internacional de Viracopos fortalece a posição de Alta Floresta na aviação nacional e expande as possibilidades de deslocamento para diferentes regiões do Brasil e do mundo”, destaca Migliorini.
Novo Terminal de Passageiros impulsiona crescimento
O aumento da movimentação no terminal é um reflexo direto dos investimentos realizados recentemente pela COA, que viabilizaram a construção de um novo terminal de passageiros, com ambientes mais amplos, seguros e confortáveis. Com crescimento de 120% na área total, o novo terminal passou de 980 m² para 2.153 m², oferecendo mais conforto e eficiência aos viajantes.
As melhorias incluem a ampliação da sala de embarque, que triplicou de tamanho, passando de 130 m² para 390 m², além do aumento da sala de desembarque para 292 m². O aeroporto também recebeu investimentos na infraestrutura de segurança, com a implantação de Indicadores de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPIs), ampliação do pátio de aeronaves e novas áreas de segurança de fim de pista
O Aeroporto de Alta Floresta
O Aeroporto Piloto Osvaldo Marques Dias opera voos diretos com destino ao Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon, em Várzea Grande (MT), e ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). As viagens são realizadas pela Azul Linhas Aéreas, com aeronaves Embraer modelo E195, que possuem capacidade para até 118 passageiros, e Embraer 195-E2, que acomodam até 136 passageiros, respectivamente.
Sobre a Centro-Oeste Airports (COA)
A Centro-Oeste Airports (COA) administra quatro aeroportos em Mato Grosso: Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon, Aeroporto de Sinop – Presidente João Batista Figueiredo, Aeroporto de Rondonópolis – Maestro Marinho Franco e Aeroporto de Alta Floresta – Piloto Osvaldo Marques Dias. A concessionária é formada pelo grupo Socicam, empresa com 53 anos de atuação, líder em infraestrutura de mobilidade no Brasil, especialista na criação de soluções para gestão de aeroportos, portos, terminais urbanos e rodoviários, e a Sinart, empresa fundada há mais de 40 anos, com larga experiência na gestão de aeroportos, terminais rodoviários, estacionamentos públicos e privados, empreendimentos de hotelaria, entre outras operações.