quarta-feira, 6 maio, 2026
InícioAGRONEGÓCIOSFalha no Simcar suspende CARs validados e afeta produtores em MT

Falha no Simcar suspende CARs validados e afeta produtores em MT

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) informa que identificou, na semana de 27 de abril, uma falha no Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar) que resultou na suspensão indevida de milhares de Cadastros Ambientais Rurais (CAR) já validados na plataforma CAR Digital 2.0.

A situação foi detectada após relatos de produtores rurais sobre dificuldades provocadas pela alteração da situação cadastral do CAR, inclusive na entrega de bovinos a frigoríficos, uma vez que alguns cadastros passaram a constar como suspensos ou cancelados no sistema.

Conforme informações repassadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a correção do problema já está em andamento. A previsão é que as suspensões indevidas sejam revertidas até o fim da semana de 8 de maio.

A inconsistência atingiu principalmente cadastros com pedidos de discordância apresentados dentro do prazo e ainda não analisados, pedidos protocolados fora do prazo e casos em que não houve manifestação no período estabelecido.

A Sema informou ainda que a suspensão será mantida apenas nos casos em que o produtor não apresentou o Programa de Regularização Ambiental no prazo de 90 dias e também não registrou pedido de discordância.

A Famato segue em tratativas com a Sema para acompanhar a correção da falha, acelerar a solução e minimizar os impactos aos produtores rurais. A demanda também será levada ao governador de Mato Grosso, diante dos prejuízos relatados por produtores.

A entidade reforça que está monitorando a situação e atuando institucionalmente para garantir que produtores com cadastros já validados ou processos pendentes de análise não sejam prejudicados por uma falha sistêmica.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular