terça-feira, 13 outubro, 2026
InícioAGRONEGÓCIOSExportações de soja recuam em setembro, mas acumulado cresce 6,15% em MT

Exportações de soja recuam em setembro, mas acumulado cresce 6,15% em MT

As exportações de soja de Mato Grosso recuaram 49,71% em setembro de 2026 na comparação com agosto, acompanhando a redução sazonal da disponibilidade do grão. Apesar da queda mensal, o estado mantém desempenho positivo no mercado internacional e já exportou 30,97 milhões de toneladas da oleaginosa entre janeiro e setembro, volume 6,15% superior ao registrado no mesmo período de 2025.

A retração dos embarques em setembro está relacionada à menor disponibilidade de soja neste período do ano, movimento sazonal que influencia o ritmo das exportações mato-grossenses. Com menos produto disponível para comercialização e embarque, os volumes enviados ao mercado externo tendem a diminuir nos meses seguintes.

Mesmo com a redução registrada no último mês, o resultado acumulado indica crescimento das exportações em relação ao ano passado. O desempenho reforça a relevância de Mato Grosso no comércio internacional de soja, uma das principais commodities do agronegócio estadual.

A China permaneceu como o principal destino da soja exportada por Mato Grosso. Entre janeiro e setembro de 2026, o país asiático respondeu por 59,13% do volume total embarcado pelo estado.

Embora mantenha a liderança entre os compradores, a participação chinesa apresentou redução nos embarques mensais, conforme as informações disponibilizadas. Ainda assim, o país continua concentrando mais da metade das exportações mato-grossenses da oleaginosa no acumulado do ano.

A tendência é que os embarques de soja de Mato Grosso percam ritmo nos próximos meses, em razão da menor disponibilidade do grão. Apesar desse cenário, a expectativa é que o estado encerre 2026 com um volume exportado próximo ao total registrado em 2025.

O resultado final dependerá do comportamento dos embarques até dezembro. Até setembro, porém, Mato Grosso apresenta crescimento de 6,15% nas exportações em relação aos nove primeiros meses do ano passado, mesmo com a retração observada na comparação mensal.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular