Alvos de denúncias, 16 hospitais de grande porte são fiscalizados em MT
Hospitais de grande porte em Cuiabá, Várzea Grande, e Sinop, estão sendo fiscalizadas pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Ao todo, 16 unidades de saúde devem ser vistoriadas pela Força Nacional de Fiscalização após denúncias de irregularidades.
Nesta segunda-feira (28), os fiscais passaram por unidades da região metropolitana e encontraram pacientes em acomodações incorretas, tomando soro com suporte improvisado, desorganização em centro cirúrgico e falta de material de higiene pessoal.
O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) solicitou a fiscalização, que tem o objetivo verificar as atividades desempenhadas pelos profissionais de enfermagem e as condições oferecidas aos profissionais, bem como os riscos oferecidos à população.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/f/g/iKNQmqQ6mbM9LT8Fciyw/whatsapp-image-2019-01-28-at-15.05.36.jpeg)
Lixo depositado próximo aos medicamentos — Foto: Coren-MT/Assessoria
Cerca de 15 fiscais de diversas regiões do país participam da operação, que prioriza instituições de grande porte e que acumulam denúncias de irregularidades.
Além das irregularidades na estrutura, em algumas unidades não haviam enfermeiros para executar os procedimentos. Nesse caso, a unidade é notificada pela falta do profissional.
Diante das irregularidades constatadas, o Coren notifica a unidade e há um prazo para adequação. Caso as providências não sejam sanadas, a unidade pode ser multada.
Profissionais em MT
Atualmente, segundo o Coren-MT, Mato Grosso conta com 27.752 profissionais de enfermagem. São 5.372 enfermeiros; 12.003 técnicos e 2.630 auxiliares de enfermagem.