Alta Floresta (MT), 25 de março de 2019 - 06:22

Site noticia 990x100   alta floresta

Saúde

15/12/2018 05:20 Diário de Cuiabá

Menos de 30% dos inscritos no Mais Médicos se apresentaram em MT

Previsto inicialmente para terminar, ontem (14), o prazo para as inscrições de brasileiros e estrangeiros formados no exterior (sem registro no Brasil) para participação no programa \"Mais Médicos\" foi prorrogado pelo Ministério da Saúde (MS). Em Mato Grosso, das 132 vagas abertas, apenas 30 médicos (22,7%) se apresentaram nos respectivos municípios com toda a documentação exigida. 

De acordo com informações da Secretaria de Estado de Saúde (Ses/MT), do total que já compareceram, 12 já estão homologados no sistema, ou seja, já iniciaram suas atividades e 18 já estão nos municípios e devem iniciar os trabalhos nos próximos dias. Dentre as vagas já homologadas, oito são de Tangará da Serra, município que contava 15 médicos cubanos, além de Cáceres (2), Nova Mutum (2), Chapada dos Guimarães (2), Peixoto de Azevedo (2), Canarana, Confresa, Vila Rica, Várzea Grande, Cotriguacu, Diamantino, Juína, Nova Canaa do Norte, estes últimos com uma vaga. Já com a validação deferida a ser homologada estão outras vagas em Tangará da Serra, Claudia, Distrito Sanitário de Cuiabá, Nova Olímpia, Rondonópolis e Vila Bela da Santíssima Trindade. 

De acordo com o Ministério da Saúde, os candidatos agora terão até o próximo domingo, dia 16 de dezembro, para enviar documentação à pasta federal e, assim, estarem aptos para validação da inscrição no programa. A medida foi tomada devido à picos de instabilidade do site do programa causada pelo grande número de acessos, o que pode ter ocasionado dificuldades no momento da inscrição, segundo o MS. 

Ainda, segundo o Ministério, até esta quinta-feira (13), 6.634 profissionais médicos brasileiros ou estrangeiros formados no exterior completaram a inscrição de participação no Programa Mais Médicos. O processo não precisa ser complementado no mesmo dia. O médico que iniciar o processo tem até 24 horas para finalizar o envio da documentação para validação da inscrição. Ao todo, são 17 documentos, entre eles, o reconhecimento da instituição de ensino pela representação do país onde os profissionais obtiveram a formação.

Com o novo cronograma, os profissionais com registro (CRM) no Brasil também terão até 18 de dezembro para apresentação nas cidades selecionadas e o começo da atuação deve ser estabelecido junto ao gestor local. O último balanço aponta que 5.352 médicos compareceram ou iniciaram as atividades nas localidades. 

Criado em 2013, o programa \"Mais Médicos\" ampliou a assistência na Atenção Básica fixando médicos nas regiões com carência de profissionais. O programa conta com 18.240 vagas em mais de 4 mil municípios e 34 DSEIs, levando assistência para cerca de 63 milhões de brasileiros. Anteriormente, boa parte das vagas eram ocupadas por profissionais cubanos. Contudo, em novembro passado, governo de Cuba decidiu deixar de fazer parte do programa, após exigências feitas pelo governo eleito de realização do Revalida pelos profissionais, que é o exame aplicado aos médicos que se formam no exterior e querem atuar no Brasil. Porém, o Ministério da Saúde cubano considerou as exigências feitas pelo governo eleito são “inaceitáveis” e “violam” acordos anteriores. 


Novo whats 190Doe313ok

Notícia Exata

Endereço: Rua A-4, nº 412 - Setor A - Centro
Alta Floresta - Mato Grosso
Fone: (66) 9 9912-8992 ou (66) 9 8436-0806
Cep.: 78580-000
contato@noticiaexata.com.br

Redes Sociais

Notícia Exata © 2010 - 2018 - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo