Alta Floresta (MT), 18 de agosto de 2018 - 00:20

Saúde

EFEITO DOS MANIFESTOS 28/05/2018 13:18 Por Pollyana Araújo, G1 MT

Cirurgias são suspensas no Hospital Regional de Alta Floresta e em mais 10 hospitais de MT por desabastecimento

Onze hospitais de Mato Grosso suspenderam as cirurgias eletivas por causa do desabastecimento em consequência da greve dos caminhoneiros, que começou há oito dias, como informou a Secretaria Estadual de Saúde (SES), nesta segunda-feira (28).

O secretário-adjunto de Gestão Hospital da SES, Cassiano Falleiros, afirmou que foram suspensas as cirurgias que estavam agendadas para esta terça-feira (29) e quarta-feira (30), e que os procedimentos de urgência e emergência continuam sendo feitos. Os procedimentos serão remarcados.

"Nas unidades faltam gás de cozinha, parte de hortifrutigranjeiro e combustível. Não estamos conseguindo fazer o trasnporte de alimentos para atender aos pacientes e até funcionários dos hospitais", afirmou.

Destas 11 unidades com as cirurgias temporariamente suspensas, sete são hospitais regionais, de Alta Floresta, Colíder, Sinop, Sorriso, Cáceres, Rondonópolis, além do Hospital Metropolitano de Várzea Grande.

Também estão suspensas as cirurgias no Complexo de Atendimento Psiquiátrico Adauto Botelho, em Cuiabá, e nos hospitais municipais de Barra do Bugres, Peixoto de Azevedo e Água Boa, que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de convênio com o estado.

De acordo com o secretário, a situação continua sendo monitorada, até que o transporte seja normalizada.

"A falta de abastecimento comum gera desabastecimento dentro dos hospitais. Existe a negociação para a liberação de algumas cargas, mas dependendo dos pontos em que elas estiverem os caminhoneiros não liberam. Algumas cargas vêm de outros estados e estão paradas", explicou.

No sábado (26), o governo decretou situação de emergência por causa da greve dos caminhoneiros e, domingo (27), suspendeu o expediente de servidores e aulas estaduais nesta segunda-feira (28) por causa do desabastecimento em postos de gasolina e supermercados no estado devido aos bloqueios nas rodovias.

Por causa dos reflexos negativos da greve dos caminhoneiros, o governo também criou um comitê de gerenciamento de crise.


Novo whats 190Doe313ok

Notícia Exata

Endereço: Rua A-4, nº 412 - Setor A - Centro
Alta Floresta - Mato Grosso
Fone: (66) 9 9912-8992 ou (66) 9 8436-0806
Cep.: 78580-000
contato@noticiaexata.com.br

Redes Sociais

Cotação
Dólar 3,7671
Euro 4,3691
08/08 04:48

Notícia Exata © 2010 - 2018 - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo