Alta Floresta (MT), 18 de agosto de 2018 - 00:20

Saúde

18/05/2018 04:58 Editoria com Sandra Carvalho SES/MT

Novos computadores integrarão os 141 municípios ao sistema de regulação de pacientes

Os 141 municípios mato-grossenses estão recebendo da Secretaria de Estado de Saude (SES/MT) computadores para a conclusão da implantação do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), que vai dinamizar exames e consultas de média e alta complexidade, internações e cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e também dar transparência e resolutividade com reflexos diretos na qualidade dos serviços prestados ao cidadão.

A entrega dos 1.552 equipamentos teve início ontem quinta-feira (17) durante o ato Regulação MT 100%, com a presença do governador Pedro Taques, secretários de estado e secretários municipais de saúde e prefeitos dos 28 municípios da área de abrangência dos Escritórios Regionais de Saúde (ERS) da Baixada Cuiabana, Tangará da Serra e Diamantino.

“Desde 2002, quando o sistema de regulação foi implantado, o serviço não recebeu mais nenhum tipo de investimento. Então, a entrega destes computadores representa um grande avanço na garantia de acesso da população mato-grossense aos serviços de média e alta complexidade ofertados pelo SUS”, pontuou o governador Pedro Taques.

Taques observou que a medida que a regulação dos pacientes se torna resolutiva, a judicialização da saúde tente a diminuir. “As liminares impedem o processo democrático e como todos os municípios estarão interligados, a procura por leitos de UTI, por exemplo, será agilizada, evitando a judicialização”, ponderou.

O assessor especial da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT), que representou o secretário Luiz Soares, lembrou que somente agora, nesta gestão, o governo conseguiu destravar a implantação do Sisreg para a modernização do sistema de regulação e que se arrasta desde 2009. “A entrega desses computadores é muito grandiosa, porque representa a transparência púbica e é importantíssima para os pacientes, parentes e servidores e para o processo de salvar vidas dentro do SUS”.

Para Wanger Simplício, o programa Regulação MT 100% é um instrumento que veio para alcançar os 141 municípios de Mato Grosso, uma  oportunidade a mais de acompanhar os pacientes regulados para exames, consultas, internações e cirurgia, para ter um panorama de ocupação dos leitos que o SUS contrata junto aos serviços privados, privados filantrópicos e aos serviços públicos, dando a garantia de que a regulação está ocorrendo dentro dos trâmites legais, técnicos e de transparência pública.

Por meio do Sisreg, que é um sistema on-line do Ministério da Saúde, será possível garantir o gerenciamento de todo Complexo Regulatório da rede básica à internação hospitalar, humanizando os serviços, proporcionando o controle do fluxo e a otimização na utilização dos recursos. Inclusive poderá aumentar a oferta através de contratos com instituições privadas e criação de novas unidades públicas capazes de atender com qualidade e eficiência.

Regulação 100%

O Estado de Mato Grosso, situado na região Centro-Oeste do Brasil, possui hoje uma população de 3.224.357 habitantes (últimos dados do IBGE), dos quais 2,6 milhões dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamentos médicos, com uma representatividade de 84,1% de adesão.

Por meio do programa Regulação MT 100% está sendo possível estruturar e integrar as Centrais de Regulação Municipais e os Complexos Reguladores Regionais por meio do sistema Sisreg, unificando as informações das atividades realizadas nas unidades.

Dessa forma, reorganizando o atendimento nos serviços do SUS e atendendo a real necessidade e prioridade da população de forma igualitária, será possível assegurar que todas as unidades de saúde ofertem as mesmas condições de acolhimento aos usuários e favorecer o monitoramento via sistema.


Novo whats 190Doe313ok

Notícia Exata

Endereço: Rua A-4, nº 412 - Setor A - Centro
Alta Floresta - Mato Grosso
Fone: (66) 9 9912-8992 ou (66) 9 8436-0806
Cep.: 78580-000
contato@noticiaexata.com.br

Redes Sociais

Cotação
Dólar 3,7671
Euro 4,3691
08/08 04:48

Notícia Exata © 2010 - 2018 - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo