Alta Floresta (MT), 19 de junho de 2018 - 19:31

Saúde

13/03/2018 13:12 Sandra Carvalho | SES-MT

Hospital de Alta Floresta capacitou Bombeiros e enfermeiros em classificação de risco

O Hospital Regional de Alta Floresta “Albert Sabin” realizou ontem segunda-feira (12.03) capacitação para novos enfermeiros da unidade e também para bombeiros militares sobre classificação de risco do Protocolo Manchester.

De acordo com a coordenadora do setor de enfermagem do hospital, Rosenilda Pereira da Silva Souza, a qualificação reuniu 48 profissionais e foi ministrada pelo médico Euller Preza.

Durante o evento, o médico explicou que o Protocolo de Manchester classifica os doentes por cores após uma triagem baseada em sintomas, de forma a representar a gravidade do quadro e o tempo de espera para cada paciente.

No atendimento pré-hospitalar, segundo o método de classificação de risco, o paramédico, após breve avaliação, irá encaminhar o paciente para intervenção médica e de cuidados de enfermagem de acordo com o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento, usando um processo de escuta qualificada e tomada de decisão baseada no protocolo, aliada a capacidade de julgamento e experiência do enfermeiro.

A classificação é realizada com base nos sintomas apresentados pelo paciente, assim como queixas, sinais vitais, escala de dor, entre outros. Após essa avaliação inicial, o paciente deverá ser encaminhado ao serviço indicado, atenção básica ou hospitalar, o quadro segue para o atendimento ou aguarda o momento de ser atendido, de acordo com os critérios do Protocolo de Manchester.

A capacitação do protocolo, observa o diretor geral do Hospital Regional de Alta Floresta, José Marcos Santos da Silva, possibilita abrir processos de reflexão e aprendizado institucional de modo a reestruturar as práticas assistenciais, avançando às ações de humanização, resultando no atendimento adequado das unidades básicas de saúde e do Corpo de Bombeiros Militar.

Em dezembro passado, lembra a coordenadora Rosenilda Pereira, esta mesma qualificação foi ofertada pelo hospital regional a 18 enfermeiros da rede básica de saúde do município de saúde de Alta Floresta.


Novo whats 190Doe313ok

Notícia Exata

Endereço: Rua A-4, nº 412 - Setor A - Centro
Alta Floresta - Mato Grosso
Fone: (66) 9 9912-8992 ou (66) 9 8436-0806
Cep.: 78580-000
contato@noticiaexata.com.br

Redes Sociais

Cotação
Dólar
Euro
31/12 20:00

Notícia Exata © 2010 - 2018 - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo