Alta Floresta (MT), 23 de outubro de 2018 - 09:24

Saúde

21/01/2018 09:06 Arão Leite - Jornal da Cidade

Banco de Sangue de Alta Floresta precisa de doadores

O período de férias e consequentemente queda no número de doadores regulares nos bancos de sangue em Mato Grosso, tem levado as unidades pelo estado a saírem pedindo socorro à população. Alta Floresta é um exemplo onde se faz campanha com objetivo de atrair novos voluntários a estarem doando sangue a cada três ou seis meses.

O Banco de Sangue em Alta Floresta, além de anteder ao Hospital Regional que já atende pacientes do município e toda a região, fornece o material também aos hospitais particulares e para outros municípios. Muitas vezes no entanto, acaba tendo que recorrer a unidades como Colíder. “Quando eles precisam e nós temos no estoque, fornecemos sangue, mas dias atrás foi Alta Floresta que precisou pedir socorro à Colíder”, informou a enfermeira Cátia Poliana, responsável em exercício pela Unidade de Coleta e Transfusão.

De acordo com a enfermeira, em dias normais é coletado sangue de oito, 10 ou mais pessoas. Mas o início de ano tem reduzido muito e por outro lado, o números de pacientes no Hospital Regional necessitando de doações e ainda pedidos de outras unidades é grande. “Tem vez que comparece uma a duas pessoas de manhã, uma à tarde e às vezes nenhum. Isso nos preocupa, pois esse sangue é para salvar vidas”, lembrou Cátia Poliana.

A doação de sangue pode ser feita todos os dias da semana na UCT ao lado do Hospital Regional de Alta Floresta. Entre os poucos doadores que tem comparecido ao local, um exemplo de cidadania e solidariedade mostradas pelo servidor público José Fernandes . Aos 62 anos, ele diz que doa sangue há pelo menos três décadas. “Agora só estou doando de seis em seis meses (recomendação médica devido idade), mas gostaria de continua doando de três em três meses, pois me sinto bem. Fico feliz e agradecido a Deus que tenho saúde e posso doar, fazer esse gesto, ajudando a salvar vidas”, finalizou.


Novo whats 190Doe313ok

Notícia Exata

Endereço: Rua A-4, nº 412 - Setor A - Centro
Alta Floresta - Mato Grosso
Fone: (66) 9 9912-8992 ou (66) 9 8436-0806
Cep.: 78580-000
contato@noticiaexata.com.br

Redes Sociais

Cotação
Dólar
Euro
31/12 20:00

Notícia Exata © 2010 - 2018 - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo