Alta Floresta (MT), 18 de novembro de 2017 - 01:21

Saúde

01/11/2017 05:14 Ana Cláudia Guimarães | Assessoria SES/MT

SES realiza oficina para avaliar ações executadas na retomada dos Hospitais Regionais

Gestores da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), técnicos e diretores dos Hospitais e Escritórios Regionais de Saúde (ERs) das regiões onde esses hospitais estão localizados estiveram reunidos na segunda (30) e terça-feira (31.10), na Escola de Saúde Pública, em Cuiabá, para a realização da Oficina de Avaliação das Ações para Implementação dos Decretos 1.073/2017 e 1.213/2017.

O foco principal da reunião é fazer um balanço, uma avaliação geral para validar ações programadas, avaliar o andamento dessas ações e planejar as próximas etapas em conformidade com os decretos 1.073/2017 e 1.213/2017 nas áreas como Recursos Humanos (preenchimento de vagas existentes); a terceirização de serviços; compras e o perfil assistencial dos sete hospitais, sendo eles Sorriso, Alta Floresta, Colíder, Metropolitano de Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop e Cáceres.

As ações foram desenvolvidas em oficinas realizadas com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), que em julho iniciou um projeto de reestruturação gerencial da secretaria e, por meio de técnicos, também atuou no planejamento e na formulação da gestão estratégica desses hospitais.

De acordo com a secretária executiva de Saúde da SES,  Fátima Ticianel, a união das equipes é essencial no sucesso destes encontros, que ocorrerão até o mês de dezembro. “É importante destacar que esta é uma das principais ações da Secretaria, não que as outras não sejam, mas hoje ela tem uma importância, não só na avaliação dos custos destes hospitais, mas para melhorar a capacidade da SES em responder a gestão estratégica, financeira, orçamentária das unidades regionais”, pontuou.

“Essa avaliação vale para todos os hospitais que hoje estão diretamente sob a gestão da secretaria. Já foram observadas mudanças positivas como diminuição de custos, ampliação de metas de serviços, como no caso do regional de Colíder, que abriu os setores de pediatria e ginecologia, e em Alta Floresta que ampliou os serviços, enfim, já fizemos essa constatação”, complementou Fátima Ticianel.

Na avaliação do secretário de Estado de Saúde, Luiz Soares, as reuniões envolvendo secretários adjuntos, coordenadores, superintendentes, técnicos, diretores dos hospitais e dos escritórios regionais, atingiram os objetivos. “Nós vamos vencer. Ou melhor, nós já estamos vencendo, pois somos um time. Agradeço demais todos vocês por estarem acreditando e lutando, estamos no sétimo mês [desde que assumiu a gestão em março], e estou tranquilo porque vejo as evoluções”, pontuou o secretário, que participou da reunião na manhã desta terça-feira.

Outros encontros como este, de curta duração, deverão acontecer, visando aprimorar todo esse processo de retomada dos hospitais. “Ações como observar se o hospital está com algum desvio de função, nós queremos corrigir, e só podemos fazer isso mediante um sistema de monitoramento. Então nós iniciamos isso, vamos avançar até o final do ano fazendo várias avaliações e várias capacitações dentro dos hospitais e com todas as equipes que estão assumindo. Queremos trabalhar a gestão desses hospitais com uma metodologia adequada”, finalizou.


Novo whats 190Doe313ok

Notícia Exata

Endereço: Rua A-4, nº 412 - Setor A - Centro
Alta Floresta - Mato Grosso
Fone: (66) 9 9912-8992 ou (66) 9 8436-0806
Cep.: 78580-000
contato@noticiaexata.com.br

Redes Sociais

Cotação
Dólar 3,2612
Euro 3,8489
17/11 16:05

Notícia Exata © 2010 - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo