Alta Floresta (MT), 18 de novembro de 2017 - 02:02

Saúde

24/10/2017 09:16 Kariny Santos - Jornal O Diário

Alta Floresta: acadêmicos da Unemat realizam doação de sangue

A Associação Atlética Acadêmica de Agronomia e Engenharia Florestal (A.A.A.A.E.F PRAGA), realizou na última semana nos dias 19 e 20 de Outubro, uma campanha de doação de sangue com o apoio da UCT – Unidade de Coleta e transfusão de sangue e da diretoria da Universidade do Estado do Mato Grosso. A campanha foi realizada e contou com a doação de mais de 40 acadêmicos.

Segundo o tesoureiro da atlética Heitor M. Grande um dos organizadores da campanha, o ato de doar sangue não representa risco ao doador ou ao paciente, uma vez que o sangue, antes de utilizado, é testado. Além disso, essa atividade serve como forma de ajudar o próximo que é um dos pilares da atlética, “a Atlética Praga surgiu cerca de 1 ano, com o intuito de montar um grupo de acadêmicos para praticas esportivas e que levem o nome da universidade ! Mas não contentes somente em participar de jogos esportivos, resolvemos fazer várias campanhas em prol da sociedade, uma delas foi a doação de sangue, que contou com a presença dos acadêmicos de Agronomia e Engenharia Florestal. Essa iniciativa contou com o apoio dos diretores da faculdade que disponibilizaram ônibus, como meio de locomoção para os acadêmicos até o hemocentro ao todo, foram mais de 40 acadêmicos doadores e o objetivo dessa campanha foi ajudar o próximo, independente de quem seje ! E a Diretoria da Atlética Praga, agradece a colaboração de todos”, destacou.

Em 2017 a UCT passou por poucas e boas onde por diversas vezes o banco de sangue ficou com o estoque baixo, chegando até zerar em alguns RH. A campanha deve abastecer por algum período o estoque que atende o PS do HRAS e os hospitais particulares do município.

Quem quiser doar deve procurar o hemocentro do município anexo com o hospital regional. Os Requisitos básicos para doação: Estar em boas condições de saúde; Ter entre 18 e 65 anos; Pesar no mínimo 50 quilos; Estar descansado e alimentado; Apresentar documento oficial com foto.

Impedimentos temporários: Gripe: aguardar 7 dias; Gravidez; 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana; Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses); Ingestão de bebida alcoólica nas 4 horas que antecedem a doação; Tatuagem realizada nos últimos 12 meses; Situações nas quais houve maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, como não usar preservativo com parceiros ocasionais ou desconhecidos. Aguardar 12 meses; Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins são estados onde a incidência de transmissão de malária é maior. Quem esteve nesses estados deve aguardar 6 meses. Quem morou, aguardar três anos.

Impedimentos definitivos: Hepatite após os 10 anos de idade; Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e doença de chagas; Uso de drogas injetáveis; e Malária.


Novo whats 190Doe313ok

Notícia Exata

Endereço: Rua A-4, nº 412 - Setor A - Centro
Alta Floresta - Mato Grosso
Fone: (66) 9 9912-8992 ou (66) 9 8436-0806
Cep.: 78580-000
contato@noticiaexata.com.br

Redes Sociais

Cotação
Dólar 3,2612
Euro 3,8489
17/11 16:05

Notícia Exata © 2010 - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo