Alta Floresta (MT), 17 de agosto de 2017 - 04:14

Saúde

26/07/2017 07:57 Assessoria

Alta Floresta: agentes de endemias recebem capacitação com recursos da UHE São Manoel

A Empresa de Energia São Manoel em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Estado do Mato Grosso realiza entre os dias 24 e 28 de julho a capacitação em biologia, ecologia e medidas de controle químico dos vetores da malária, leishmaniose, doença de Chagas, dengue e chinkungunya. O curso ocorre na Escola Técnica da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secitec) de Alta Floresta e é mais uma iniciativa do Plano de Ação e Controle da Malária (PACM) UHE São Manoel, exigido pelo licenciamento ambiental e fiscalizado pelo Ministério da Saúde.

A capacitação busca aperfeiçoar o trabalho dos agentes de endemias da área de abrangência do empreendimento (Paranaíta e Alta Floresta) profissionais dos municípios de Apiacás, Nova Monte Verde, Bandeirantes e Carlinda também participam das atividades ministradas pelas especialistas em vigilância ambiental da Secretaria Estadual de Saúde do Mato Grosso (SES/MT) Quelma da Silva e Vilma Juscineide de Souza. Ao longo da programação, as aulas serão divididas em práticas e teóricas. De acordo com Vilma, a proposta do curso é trocar experiências. "Nós trouxemos a informação que recebemos e eles trazem o que vivem no dia a dia", afirmou.

Para a coordenadora endemias de Paranaíta Marisa da Silva, o combate aos vetores transmissores de doenças ainda precisa romper o receio da população que impede o acesso dos agentes de endemias nas residências. "Muitas pessoas tem medo, mas o principal foco ainda é dentro das residências nos cômodos das casas", lembrou. Ela ressaltou que os profissionais sempre estão uniformizados, com mochila padronizada e crachá de identificação.

Atenção e monitoramento contínuo ainda é uma das principais recomendações. "É possível a encontrar ovos e larvas nos lugares mais inóspitos, devido a adaptação", lembrou Vilma ao destacar que é importante desconstruir o entendimento que a reprodução dos insetos acontece apenas em "água limpa".

Esta é a segunda capacitação direcionada a agentes de endemias. Até o final do ano, um novo módulo, dessa vez sobre entomologia de inseto transmissores, reforçará as ações de controle à doença.


Novo whats 190Doe313ok

Notícia Exata

Endereço: Rua A-4, nº 412 - Setor A - Centro
Alta Floresta - Mato Grosso
Fone: (66) 9912-8992 ou (66) 8436-0806
Cep.: 78580-000
contato@noticiaexata.com.br

Redes Sociais

Cotação
Dólar 3,1463
Euro 3,7032
16/08 16:05

Notícia Exata © 2010 - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo