Alta Floresta (MT), 28 de junho de 2017 - 02:13

Saúde

05/04/2017 13:46 Carlos Martins | Gcom-MT

Soares garante que vai fazer gestão com olhos voltados ao cidadão mato-grossense

Durante encontro com a entidade que representa os secretários municipais de saúde dos 141 municípios de Mato Grosso, o novo secretário estadual da pasta, Luiz Soares, garantiu que irá fazer uma gestão com os olhos voltados para o cidadão mato-grossense. Ele ressaltou que vai buscar uma maior aproximação com todos os municípios, para trabalhar de forma integrada. A posição foi externada na noite desta terça-feira (04.04), durante visita da diretoria executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT), que se reuniu para garantir que o gestor terá todo o apoio da entidade.

Foi o primeiro encontro do Cosems com Luiz Soares, que assumiu em março passado a secretaria estadual de Saúde no lugar de João Batista da Silva. “É uma visita de cortesia ao secretário, de acolhimento. Nós, enquanto município e enquanto Estado, temos que ter os olhos voltados para a população mato-grossense”, disse a presidente do Cosems, Sílvia Regina Cremonez Sirena.

A nova diretoria do Conselho foi eleita em março para um mandato de dois anos (biênio 2017-2019). Sílvia destacou que cabe aos municípios, como entes federados, a execução das ações, e, ao Estado, o papel de agregador, de motivador e como o coordenador da política estadual.

“Demos as boas-vindas ao secretário. Ele pode contar conosco, enquanto município, enquanto conselho, para fazer uma boa gestão e para melhorar a vida do nosso cidadão mato-grossense”, reforçou a presidente, que é secretária Municipal de Saúde de Porto dos Gaúchos. Sílvia estava acompanhada do secretário-geral da entidade, Jader Bahia (secretário de Saúde de Água Boa) e da secretária-executiva, Ana Paula. Integra ainda a diretoria-executiva a vice-presidente Clestiane Molina (Secretária de Saúde de Nobres).

O secretário Luiz Soares ressaltou a importância do apoio recebido. “Nossa posição é de agradecer este carinho, este ato de confiança, esta vontade de trabalharmos juntos, de trabalhar duramente em uma parceria”, disse Luiz Soares.

Condução política

O secretário garantiu que a condução política da secretaria será a de olhar para o cidadão que vive nos municípios. De buscar o máximo possível a somatória de esforços. “A gente sabe que as dificuldades são grandes e saber desse apoio só aumenta nossa responsabilidade. Esta confiança demonstrada pelo conselho é muito significativa”, ressaltou.

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde é vinculado institucionalmente ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e é reconhecido como entidade que representa os 141 municípios para tratar de matérias referentes à saúde. Além da diretoria executiva e do Conselho Fiscal, o Cosems-MT é composto por uma diretoria representada por 16 regiões da Saúde (que representam todos os municípios). Os 16 membros participam da plenária da Comissão Intergestora Bipartite (CIB-MT) que é integrado ainda por mais 16 representantes da Secretaria Estadual de Saúde.

A CIB-MT (vinculado à SES), presidido pelo secretário Estadual de Saúde, atua como instância colegiada de articulação, negociação e pactuação entre os gestores estadual e municipais para fins de operacionalização das políticas públicas de interesse do Sistema Único de Saúde (SUS), no âmbito do Estado de Mato Grosso.

A comissão se reúne mensalmente para discutir questões operacionais e as políticas do SUS. “Toda política estadual de saúde passa por essa comissão. As deliberações, os consensos, o que beneficia, quais são os serviços que serão habilitados ou desabilitados”, explicou a presidente Sílvia Sirena.


Novo whats 190Doe313ok

Notícia Exata

Endereço: Rua A-4, nº 412 - Setor A - Centro
Alta Floresta - Mato Grosso
Fone: (66) 9912-8992 ou (66) 8436-0806
Cep.: 78580-000
contato@noticiaexata.com.br

Redes Sociais

Cotação
Dólar 3,3185
Euro 3,7668
27/06 16:05

Notícia Exata © 2010 - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo