Alta Floresta (MT), 21 de setembro de 2017 - 10:36

Replay2017

Saúde

23/12/2016 09:30 Notícias Ao Minuto

5 cuidados com o coração que devem ser mantidos nas festas

Entre os meses de dezembro e janeiro, que é o período de festas de confraternização e férias, as pessoas costumam sair da rotina, para relaxar e se divertir. E muitos tendem a exagerar na ingestão de comidas calóricas, bebidas alcoólicas, atividades físicas e sono reduzido. Embora esse descanso seja importante para a saúde, é necessário tomar alguns cuidados, que em demasia sobrecarregam o coração, podendo acarretar um ataque cardíaco, alerta o presidente da Regional de Campinas da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), Alessandro Franjotti Chagas.

Segundo o médico, as incidências de doenças cardíacas podem aumentar nessa época do ano devido ao excessos. Por isso, é importante seguir algumas orientações. “É fundamental buscar um equilíbrio na escolha dos alimentos, ingestão de bebidas alcóolicas e exercícios, que em demasia podem sobrecarregar o coração, levando à morte súbita por infarto”.

Em 2015, o Brasil registrou mais de 345 mil mortes por doenças cardiovasculares, com média de 945 óbitos por dia. Restando aproximadamente nove dias para o termino do ano, seguindo essa média, o número de falecimentos aumentará em 2016.

O Dr. Alessandro Chagas explica que o ideal é fazer uma avaliação médica regularmente, mas caso o individuo não tenha se submetido a nenhum check-up nos últimos meses, deve procurar um médico antes de sair de férias. “Todas as pessoas deveriam submeter-se a uma avaliação cardiológica, sobretudo as que apresentam fatores de risco para doenças cardíacas como hipertensão, diabetes, tabagismo, hipercolesterolemia, sedentarismo, obesidade ou stress. Comumente os indivíduos iniciam prática esportiva nesta época do ano, mas devem ser alertadas que atividade física esporádica sem preparação e sem avaliação médica previa pode acarretar sérios riscos, inclusive de apresentar um infarto agudo do miocárdio durante esta atividade não habitual”.

O cardiologista ressalta que os indivíduos que não têm costume de praticar esportes e atividades físicas rotineiramente precisam ficar atentos, pois uma extravagância pode causar agressões agudas ao coração e consequências como arritmias e até mesmo infarto. A seguir, o médico lista algumas medidas para proteger a saúde do coração.

1- Realizar avaliação clínica/cardiológica

A partir dos testes clínicos, o médico fará as recomendações de acordo com os resultados, prescrevendo os cuidados a serem tomados nesse período, além de medicamentos, caso seja necessário.

2 - Alimente-se bem

Uma alimentação rica em nutrientes vai garantir uma boa saúde, atuando na prevenção de doenças e fortalecimento do organismo.

3 - Pratique exercícios

Praticar atividade física regular orientada pelo seu médico cardiologista, após avaliação.

4 – Durma bem

Pouco descanso aumentam os riscos de ataques cardíacos em função do estresse.

5 – Cuidado com bebidas Alcoólicas

Nos feriados prolongados, é comum o consumo exagerado de álcool com energético para aguentar a maratona de atividades. Essa mistura pode aumentar a pressão arterial, causar palpitações e trazer danos irreversíveis ao indivíduo.


Novo whats 190Doe313ok

Notícia Exata

Endereço: Rua A-4, nº 412 - Setor A - Centro
Alta Floresta - Mato Grosso
Fone: (66) 9912-8992 ou (66) 8436-0806
Cep.: 78580-000
contato@noticiaexata.com.br

Redes Sociais

Cotação
Dólar 3,1294
Euro 3,7221
20/09 16:15

Notícia Exata © 2010 - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo