Alta Floresta (MT), 18 de novembro de 2018 - 13:35

Política

29/10/2018 06:00 Celly Silva - Gazeta Digital

Site do Tribunal Regional Eleitoral sofre mais de 210 mil ataques de robôs

O site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT) foi alvo de mais de 210 mil ataques cibernéticos ontem domingo (28), provenientes de robôs instalados em diversos países. Devido às ferramentas de segurança do Tribunal, nenhuma das tentativas foi bem-sucedida.

“Nós temos várias ferramentas porque a maioria desses ataques é feita por robôs, são automatizados. Temos várias ferramentas de bloqueio, criando camadas. Tem uma que analisa a característica do tráfego, tem outras que bloqueiam vírus específicos já previamente conhecidos. Então, vai passando por essas camadas até uma que precisa de intervenção humana”, explicou o secretário de Tecnologia da Informação do TRE, Luiz Darienzo. 

Segundo ele, quando o ataque chega ao ponto de precisar de intervenção humana para ser freado, é porque já está no final, ou seja, quase se concretizando. “Se o ataque for muito refinado, aí precisa da intervenção humana, mas não foi necessário”. 

Urnas intactas

Darienzo enfatizou que nenhum desses ataques tem ligação com as urnas eletrônicas, mas somente ao site do TRE. “Na urna não acontece isso porque é totalmente isolada. A carga da urna foi feita semana passada, o software foi lacrado há mais de 30 dias e elas estão isoladas e imunes. Então, as urnas não têm como ser atacadas pela internet. Esse ataque é só na nossa infraestrutura do site”, afirmou o secretário de TI. 

Conforme Luiz Darienzo, provavelmente os ataques ao site do tribunal ocorreram com o objetivo de impedir o recebimento dos boletins de urnas do interior, mas que mesmo que isso acontecesse, seria inútil porque a Justiça eleitoral dispõe de outros meios para ter acesso aos dados. 

“Independente de conseguir ou não retirar link do ar, existem endereços que não são divulgados. Internamente, todos os TRE’s são interligados por rede privada. Temos N entradas de recebimentos pra que esse tipo de ataque seja infrutífero”, tranquilizou.


Novo whats 190Doe313ok

Notícia Exata

Endereço: Rua A-4, nº 412 - Setor A - Centro
Alta Floresta - Mato Grosso
Fone: (66) 9 9912-8992 ou (66) 9 8436-0806
Cep.: 78580-000
contato@noticiaexata.com.br

Redes Sociais

Cotação
Dólar
Euro
31/12 20:00

Notícia Exata © 2010 - 2018 - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo