Alta Floresta (MT), 25 de setembro de 2018 - 02:04

Política

27/12/2017 05:08 Diário de Cuiabá

MT: Rogério Gallo vai assumir a Fazenda

O governador Pedro Taques escolheu o procurador-geral do Estado Rogério Gallo para assumir a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), em substituição a Gustavo de Oliveira. Gallo será o quarto a assumir o comando da Fazenda no Governo Pedro Taques. 

A decisão foi tomada ontem no Palácio Paiaguás após uma reunião do governador Pedro Taques com Rogério Gallo. A posse deve ser ainda na primeira quinzena de janeiro. 

Gallo, que é procurador de carreira no Estado, foi procurador geral de Cuiabá durante a gestão Mauro Mendes (sem partido). Em dezembro de 2016, assumiu o cargo de Procurador Geral do Estado atendendo ao convite de Taques, em substituição ao também procurador Patrick Ayala. Oficialmente ainda não foi divulgado quem substituirá Gallo na PGE. Como o governador Pedro Taques gosta de soluções caseiras, a expectativa é que a procuradora-geral adjunta Gabriela Novis Neves Pereira Lima assuma o cargo. 

Na PGE, Rogério Gallo assumiu as tratativas para resolver o imbróglio jurídica que trava a retomada das obras do VLT. Além disso, conduziu acordos judiciais com empresas devedoras do Estado com objetivo de aumentar a arrecadação e promoveu mutirões de conciliação fiscal. 

Como secretário estadual de Fazenda, Rogério Gallo terá alguns desafios. Um deles é retomar o pagamento dos servidores dentro do mês trabalhado e sem escalonamentos. Além disso, precisa acertar os duodécimos dos Poderes e órgãos autônomos em atraso nos últimos anos e que totalizam R$ 700 milhões.

A pasta da Fazenda está sem titular desde a última quinta-feira (21) quando Gustavo Oliveira oficializou seu pedido de exoneração. Na justificativa, alegou que seu compromisso com Taques encerra em 2017 após a elaboração da PEC do Teto dos Gastos Públicos e a renegociação das dívidas de Mato Grosso com a União. Pretende voltar às suas atividades na iniciativa privada e é cotado para substituir Jandir Milan na presidência da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt). 

O secretário estadual de Planejamento Guilherme Müller chegou a ser cotado para assumir a Fazenda. Porém, Müller também deve se desligar do governo nos próximos dias. 

MUDANÇAS - Nos últimos dias, também houve mudanças em outras pastas da administração estadual. O jornalista Kleber Lima deixou o Gabinete de Comunicação (Gcom) para assumir a Secretaria de Cultura com a exoneração a pedido do maestro Leandro Carvalho. O jornalista Marcy Monteiro vai substituí-lo na Gcom. 

Já o vice-governador Carlos Fávaro (PSD) deixou o comando da secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema) e foi substituído pelo então secretário executivo André Baby. Os presidentes do Detran e MTI, delegado Osny Mendes e Paulo Borges (PSDB), respectivamente, também apresentaram suas cartas de demissão embora o governo ainda não tenha oficializado as saídas. 


Novo whats 190Doe313ok

Notícia Exata

Endereço: Rua A-4, nº 412 - Setor A - Centro
Alta Floresta - Mato Grosso
Fone: (66) 9 9912-8992 ou (66) 9 8436-0806
Cep.: 78580-000
contato@noticiaexata.com.br

Redes Sociais

Cotação
Dólar
Euro
31/12 20:00

Notícia Exata © 2010 - 2018 - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo