Alta Floresta (MT), 17 de agosto de 2017 - 03:40

Política

11/08/2017 05:32 Rafael Costa - Diário de Cuiabá

Taques avisa deputados que vai à reeleição

Em um jantar realizado na noite de quarta-feira (9) na residência do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Eduardo Botelho (PSB), localizada no bairro Bosque da Saúde em Cuiabá, o governador Pedro Taques (PSDB) se posicionou claramente pela primeira vez que será candidato à reeleição. 

Durante o diálogo, Taques se comprometeu em apoiar cada um dos parlamentares da base aliada, comparecendo nas bases eleitorais de cada um com ações políticas e pedidos de votos. 

"Pedro Taques é candidato à reeleição em 2018 e falou abertamente sobre isso. Houve uma conversa amistosa sobre a possibilidade de caminhar com ele. Saímos unidos para trabalhar e ajudar a melhorar o Estado. Todos os deputados presentes saíram com projeto de trabalhar à reeleição de Pedro Taques", disse Botelho. 

No total, compareceram 15 deputados da base aliada. Os únicos ausentes foram Guilherme Maluf (PSDB), licenciado por motivos de saúde, Adalto de Freitas, o Daltinho (SD), que estava em um compromisso político em Barra do Garças, Wancley Carvalho (PV), que compareceu a um evento em Pontes e Lacerda, sua base eleitoral, e o deputado Romoaldo Júnior (PMDB), que estava em São Paulo por motivo de saúde. 

Os parlamentares saíram satisfeitos do diálogo que durou mais de três horas. Em meio ao cardápio regado a comidas típicas cuiabana como Maria Isabel, farofa de banana, feijão empamonado e paçoca, Taques firmou outro compromisso que é a liberação de emendas. 

Nos últimos anos, sob a alegação de insuficiência de caixa, o Executivo não autorizou os pagamentos de emendas parlamentares, o que totalizou uma pendência de R$ 130 milhões. 

Foi apresentado aos parlamentares um cronograma de pagamentos que prevê a liberação mensal de recursos até a sua quitação a partir do mês de agosto. 

“Houve uma evolução muito boa na relação do Legislativo com o Executivo. Em meio as dificuldades enfrentadas pelo Estado nas finanças, o governador deixou claro que não há como tomar soluções isoladas e vê os deputados como imprescindíveis para a gestão”, diz o deputado Leonardo Albuquerque (PSD). 

O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Gilmar Fabris (PSD), elogiou a transparência do governador Pedro Taques ao detalhar suas ações. 

“Taques tem crédito com o Parlamento porque sempre agiu buscando a conciliação e uma relação cordial com o Parlamento. A respeito das emendas parlamentares, acredito que será um compromisso honrado assim como foi o pagamento aos servidores públicos”, destaca. 

O deputado Oscar Bezerra (PSB) também se mostrou satisfeito com as conversas do jantar e acredita que o principal entrave, a liberação de emendas parlamentares, será enfim resolvida. 

“Recebemos muitos pedidos de nossas bases eleitorais e não podemos continuar negando recursos para melhoria de estrutura e serviços. Agora, acredito que avançaremos”, afirma. 

Diante do compromisso de estreitar e aperfeiçoar a relação com o Parlamento, Taques entregou ao presidente do Legislativo uma minuta da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que vai impor limite aos gastos públicos e será entregue oficialmente ao Legislativo nas próximas semanas bem como as reformas administrativas e tributárias. 

“É um esboço da PEC que será apresentada. Ainda falta fechar detalhes com o Tribunal de Justiça e Tribunal de Contas. O mais importante é que toda a bancada se comprometeu em garantir a celeridade necessária nas votações diante da importância destes temas”, disse Botelho. 

Ainda participaram do jantar com os parlamentares os secretários de Estado José Adolpho (Casa Civil), Guilherme Muller (Finanças), Gustavo Oliveira (Fazenda), Max Russi (Assistência Social), Wilson Santos (Cidades) e Suelme Evangelista (Agricultura Familiar). 


Novo whats 190Doe313ok

Notícia Exata

Endereço: Rua A-4, nº 412 - Setor A - Centro
Alta Floresta - Mato Grosso
Fone: (66) 9912-8992 ou (66) 8436-0806
Cep.: 78580-000
contato@noticiaexata.com.br

Redes Sociais

Cotação
Dólar 3,1463
Euro 3,7032
16/08 16:05

Notícia Exata © 2010 - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo