Alta Floresta (MT), 23 de setembro de 2017 - 08:56

Replay2017

Política

20/12/2016 14:26 Rafael Costa - Gazeta Digital

Servidores públicos planejam acampar na AL

Para manifestar a contrariedade ao projeto de lei complementar do governo do Estado encaminhado que põe fim ao pagamento da Revisão Geral Anual (RGA), reajuste salarial e progressão de carreira do funcionalismo público nos próximos dois anos, os servidores públicos estaduais prometem permanecer acampados no prédio da Assembleia Legislativa e dialogar individualmente com cada parlamentar numa tentativa de barrar a aprovação.

O presidente do Sindicato dos Servidores da Saúde e do Meio Ambiente (Sisma), Oscarlino Alves, afirma que a Lei Orçamentária Anual (LOA) destinada a 2016 previa o pagamento da reposição inflacionária aos servidores públicos. Porém, o governo do Estado não cumpriu o que estava na peça orçamentária, o que levou a uma greve do funcionalismo público no primeiro semestre deste ano.

Para que o episódio não se repita novamente, os servidores públicos prometem ocupar a Assembleia Legislativa e reivindicar junto aos deputados estaduais a inclusão do cumprimento do Estado em pagar a integralidade da RGA em 2017 e ainda cobrar pela não aprovação da Lei Complementar que impõe teto aos gastos públicos nos próximos dois anos.

“A ocupação vai ser pacifica. Nós vamos convocar os trabalhadores a participar ativamente desta luta. E vamos ao corpo a corpo com os deputados buscar convencê-los de que nós servidores públicos não devemos pagar pela crise das finanças públicas provocadas por irresponsabilidade dos gestores”, declarou Oscarlino.

Os sindicalistas batizaram a iniciativa de Operação Jericó. O nome é alusivo a Batalha de Jericó, que representa uma das mais gloriosas vitórias dos israelitas quando conquistaram a terra de Canaã. A cidade de Jericó, localizada na margem oeste do rio Jordão, era uma cidade fortificada com altos e largos muros assim como os que Taques tem colocado entre ele e os servidores.

Na Bíblia, no Antigo Testamento, no livro de Josué 5:13- 6:27, é relatado que após os israelitas atravessarem o rio Jordão, cercaram a cidade por 7 dias, e as muralhas desmoronaram com o poder divino e então a cidade foi invadida e totalmente destruída, sob a liderança de Josué.

A decisão do governador Pedro Taques (PSDB) de encaminhar uma lei complementar a Assembleia Legislativa que suspende o pagamento da reposição inflacionária e barra qualquer reajuste salarial e progressão de carreira nos próximos dois anos, é resultado de um acordo dos 27 governadores do país com o presidente da República Michel Temer (PMDB).

A equipe econômica do governo federal cobrou medidas de contenção de despesas para liberar aos Estados a quantia financeira referente à multa da repatriação de recursos vindos do Exterior. Mato Grosso está prestes a ser contemplado com R$ 108 milhões.

Com as medidas de ajuste fiscal, o Estado avalia economizar até R$ 1,4 bilhão em 2017.


Novo whats 190Doe313ok

Notícia Exata

Endereço: Rua A-4, nº 412 - Setor A - Centro
Alta Floresta - Mato Grosso
Fone: (66) 9912-8992 ou (66) 8436-0806
Cep.: 78580-000
contato@noticiaexata.com.br

Redes Sociais

Cotação
Dólar 3,1276
Euro 3,7359
22/09 16:10

Notícia Exata © 2010 - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo