Alta Floresta (MT), 22 de maio de 2019 - 02:01

Geral

15/05/2019 04:53 Assessoria

Alta Floresta: Bombeiros passam noções básicas em primeiros socorros

Com o propósito de prestigiar as mães, a 7ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (CIBM) de Alta Floresta, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) realizou na noite de sábado (11.05), véspera do Dia das Mães, uma palestra sobre noções básicas em primeiros socorros. A palestra aconteceu no Auditório Ariosto da Riva e contou com um público exclusivo, formado somente por mães.

Durante aproximadamente uma hora e meia, o Tenente Lucas e o Sargento Malheiros explicaram sobre quais cuidados se deve ter em caso de Obstrução das Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE), seja em lactantes, crianças e ou até mesmo em adultos. Na prática, os militares demonstraram quais devem ser as primeiras medidas adotadas para socorrer a pessoa até que chegue o socorro especializado ou até a chegada a uma unidade hospitalar.

O 1º Tenente Diego Oliveira dos Reis, comandante da 7ª CIBM, explicou que é comum o Corpo de Bombeiros atender ocorrências de casos envolvendo principalmente crianças em Alta Floresta. Ele também ressalta que se os pais tiverem o conhecimento das técnicas de primeiros socorros é possível socorrer o filho ou até mesmo alguma pessoa, em casos desta natureza.

“A parte de suporte básico de vida é algo muito interessante para a nossa região, pois os primeiros minutos são os mais importantes. Então, a parte de ressuscitação cardiopulmonar, OVACE, é algo que uma simples manobra, que é o que nós ensinamos na nossa palestra, é de extrema importância e pode salvar vidas”, destacou.

Dois casos envolvendo crianças, sendo um afogamento e outro engasgo, em um desses casos a criança veio a óbito e no outro a criança ficou com sequelas, motivaram o Corpo de Bombeiros a realizar palestras para transmitir informações sobre primeiros socorros. “A ideia é sempre amentar esse tipo de palestra para a nossa sociedade”, afirmou o Comandante do Corpo de Bombeiros.

Para Adriele Rosa Machado, que participou de procedimentos práticos como a manobra de reanimação, a palestra contribuiu principalmente porque ela tem filhos pequenos e trabalha com crianças diariamente. “Para mim foi excelente porque como tenho crianças em casa, uma de sete anos e uma de dois anos e três meses, e por trabalhar justamente com crianças também na creche, a gente fica mais atento caso aconteça alguma eventualidade”, pontuou.

No processo de graduação na área de saúde, Roseni Caione de Sales disse que foi motivada a assistir a palestra por poder adquirir conhecimento. “A gente tem filhos e está em sociedade, então, é importante colaborar com alguma pessoa que se encontra nessas condições            e saber como se comportar acredito que é muito importante”, disse ao considerar a palestra ótima. “Gostaria de parabeniza-los por este trabalho e que nas próximas palestras mais pessoas possam participar”, acrescentou.

Zenilda Inacio também fez avaliação positiva da palestra. “A palestra foi muito interessante, ás vezes acontece alguma coisa e você não sabe como agir, então, esclareceu muitas dúvidas”, disse ao destacar que as orientações poderão contribuir principalmente para socorrer pessoas mais próximas.

A presidente da CDL Alta Floresta, Elsa Maria Lopes dos Santos, que também é enfermeira, acompanhou toda palestra e classificou como importante as orientações transmitidas para as mães. “É de suma importância que tenhamos conhecimento sobre primeiros socorros porque é possível resolver muitos casos em situações difíceis, se consegue salvar vidas. Agradeço o Corpo de Bombeiros por ter essa boa vontade de passar o conhecimento para mais pessoas, e que as pessoas valorizem isso porque não sabemos qual será o momento em que precisaremos usar estas técnicas”, ressaltou.


Novo whats 190Doe313ok

Notícia Exata

Endereço: Rua A-4, nº 412 - Setor A - Centro
Alta Floresta - Mato Grosso
Fone: (66) 9 9912-8992 ou (66) 9 8436-0806
Cep.: 78580-000
contato@noticiaexata.com.br

Redes Sociais

Notícia Exata © 2010 - 2018 - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução de matérias sem ser citada a fonte.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo